Ideias simples para reaproveitar as borras de café - TATA MARQUES NEWS :: do jeito que o povo gosta!

Ideias simples para reaproveitar as borras de café

Depois de ler este artigo você não vai mais botar fora.

Todos os dias na cozinha, vários tipos de resíduos são produzidos após a preparação dos alimentos. A prática normal é jogar tudo no lixo quando muitas dessas substâncias podem ser reutilizadas para muitos propósitos. Entre eles, as borras de café, versáteis e úteis como produtos de limpeza doméstica, fertilizantes e até mesmo como remédio para a beleza. Aqui estão algumas idéias fáceis e brilhantes para reciclá-las.

NB: os conselhos que lhe damos NUNCA podem substituir a opinião de um médico ou os tratamentos farmacológicos que um médico pode receitar para uma patologia específica.

 
image: Pixabay


  • Ação fertilizante. A acidez do café é muito apreciada por plantas como hortênsias, rosas, azáleas e camélias. Misturar os fundos com grama seca ou palha pode dar a quantidade certa de nitrogênio, potássio e magnésio. No entanto, a mistura é pobre em cálcio e fósforo, inadequada para estimular a frutificação. Neste caso, é melhor adicionar cinzas de madeira.
  • Limpeza de chaminés. Polvilhar as borras de café nas cinzas torna-as mais pesadas e menos voláteis, de modo a evitar nuvens de fumaça irritantes ao esfregar as superfícies.
  • Suplemento vegetal para cenouras e cogumelos. As borras de café são muito úteis para cultivar este tipo de produtos, deixando-os maiores e mais saborosos e protegendo-os das pragas.
  • Corante para hortênsias. Os tons dessas plantas varia de acordo com o pH do solo. Borra de café aumenta a acidez, alterando a tonalidade da cor rosa para azul.

 

image: Wikimedia
  • Elas absorvem odores de comida. Um pequeno recipiente com borras de café colocado na parte inferior da geladeira pode ajudar a eliminar odores que às vezes são gerados pelo armazenamento de alimentos.
  • Abrasivo orgânico. Aplicar um pouco de borra de café em um pano para esfregar pratos e panelas durante a limpeza profunda pode ser ótimo para raspar os resíduos de alimentos sem danificar as superfícies.
  • Pesticida natural. Eficaz contra formigas e caracóis graças ao cheiro forte e à consistência abrasiva dos grãos. Embebendo as borras de café na água durante a noite, você também pode usar o líquido obtido como um spray de folhagem. Este remédio é um antimicrobiano útil e um excelente repelente para lagartas e insetos em geral.
  • Esfoliante para a pele. A consistência naturalmente abrasiva é excelente para uso como esfoliante. Basta adicionar uma pequena quantidade de grãos de café a um óleo natural (coco, amêndoa doce, etc.) e esfregar para remover as células mortas.
  • Efeito anti-idade. Para manter a pele do rosto jovem você pode misturar o pó de café com leite ou creme, mel e cacau em pó. O resultado será um excelente tratamento antioxidante.
 
 
 
  • Descongestionante para os olhos. Para reduzir o inchaço da manhã ou a irritação alérgica, as borras de café misturadas com óleo de coco são muito eficazes graças à ação anti-inflamatória.
  • Celulite. Pode dar adeus ao efeito casca de laranja graças à aplicação abrasiva e anti-inflamatória de borra de café misturada com água quente.
  • Shampoo de cafeína. Massageando o cabelo com grãos de café antes de lavá-lo irá adicionar um toque de brilho e vigor aos cabelos.

Os que acabamos de mencionar são alguns exemplos de quais e quantos usos podem ser feitos de um elemento aparentemente desperdiçado. Temos a certeza que existem outros usos muito originais e com resultados surpreendentemente eficazes! 

As informações são OlhaQueVideo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#INSTED

#SBTMS