om as férias escolares, o movimento nas estradas aumenta e os motoristas devem ficar atentos a alguns cuidados para evitar transtornos e até mesmo acidentes. Confira algumas dicas para ter uma viagem segura.

Antes de viajar:

Documentos

Não se esqueça da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo original ou cópia autenticada pelo DETRAN. Também é importante verificar se o licenciamento do veículo e o seguro obrigatório não estão vencidos.

Mecânico em dia 

Importante garantir que o carro está com todas as condições para a estrada. Para isso, faça uma revisão do motor, pneus e depois equipamentos do veículo em uma mecânica ou em uma concessionária. Verifique também os filtros de óleo e ar e também os itens de segurança, como triângulo de sinalização, step e macaco. Calcule bem o consumo de combustível especialmente no caso de longos trajetos.

Descanso 

O motorista precisa estar descansado. Fazer refeições leves ajuda a evitar sonolência. Se possível, reveze a direção do veículo com outro motorista durante o trajeto.

Crianças 

Crianças com até um ano de idade devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”. Aquelas com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”. As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”, junto com o cinto de três pontos. Já as com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos podem utilizar normalmente o banco traseiro e o cinto de três pontos.

Bebidas Alcoólicas 

Além de colocar a própria vida e a vida de outros em risco, quem é pego dirigindo alcoolizado ou se recusa a fazer o teste do bafômetro é multado em R$ 2.934,70 e tem a carteira de habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses. Por isso, antes de viajar, o motorista não deve ingerir nenhuma quantidade de bebida alcoólica.

Já na estrada:

Celular

Quem quer falar ao celular enquanto dirige é penalizado com multa de infração gravíssima, cujo valor é de R$ 283,47, além de perder sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Velocidade

Nas rodovias, a velocidade máxima para automóveis, camionetes e motocicletas é de 110 km/h. Para ônibus e micro-ônibus, 90 km/h. Fique atento às placas de sinalização e às condições de trânsito.

Ultrapassagens 

Nunca ultrapasse pela faixa da direita. Sinalize com a seta antes de fazer qualquer manobra ou ultrapassagem e lembre-se que é proibido ultrapassar em curvas e passagens de nível, pontes, trevos e lombadas.

Chuva 

Na chuva, é preciso redobrar a atenção e diminuir a velocidade. Em caso de aquaplanagem, quando o carro desliza na pista molhada, não pise no freio, nem na embreagem. Tire o pé do acelerador e deixe o atrito do pneu com a água reduzir a velocidade aos poucos, até você sentir de novo a tração do carro com o asfalto.

Animais na pista 

Não buzine, nem sinalize com os faróis para os animais que encontrar na pista ou na rodovia. Eles podem se assustar e ter reações inesperadas, provocando acidentes. Feche os vidros do carro, passe em velocidade reduzida e avise o posto policial mais próximo ou a concessionária local.