Operação Expurgo foi deflagrada nesta terça-feira (20), com 6 alvos no município sul-mato-grossense
Três homens, dois de 35 anos e um de 37, foram presos na manhã desta terça-feira (20) durante operação da Polícia Federal que investiga o tráfico transnacional de cocaína em Corumbá, a cerca de 420 quilômetros de Campo Grande. Na casa de um dos alvos, no Bairro Dom Bosco, foram encontrados 15 quilos de maconha.
A Polícia Federal prendeu três homens em Corumbá, Mato Grosso do Sul, durante operação que investiga tráfico internacional de cocaína. Um dos detidos estava em posse de 15 quilos de maconha, e outro já utilizava tornozeleira eletrônica por crimes anteriores.A organização criminosa, ligada ao PCC, recrutava bolivianos para transportar cápsulas de cocaína ingeridas em Santa Cruz de La Sierra até São Paulo. A operação, iniciada em janeiro em Limeira-SP, já resultou em 15 prisões e apreensão de 17 quilos de cocaína, incluindo dois adolescentes com documentos falsos e uma gestante.
Conforme apurado pela reportagem, seis pessoas foram alvos das investigações no município sul-mato-grossense. Um dos suspeitos foi detido na região central de Corumbá. Outro, de 37 anos, foi preso com a droga apreendida no imóvel. Já o terceiro utilizava tornozeleira eletrônica por envolvimento anterior com tráfico de entorpecentes. Os demais investigados foram alvos de mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações se estenderam por meses e foram conduzidas por equipes especializadas. O grupo era responsável por recrutar bolivianos para atuar como “mulas”, ingerindo cápsulas de cocaína em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e seguindo até o Brasil pela fronteira de Corumbá, em ônibus, com destino à cidade de São Paulo, onde a droga era expelida e encaminhada ao interior paulista.
Ainda segundo a corporação, a operação identificou e atingiu os responsáveis pela estruturação do esquema, incluindo os encarregados da logística de transporte, da contabilidade do grupo e da redistribuição da droga. A ação ocorreu de forma simultânea em diversos municípios de São Paulo e em Corumbá.
A investigação teve início em janeiro deste ano, em Limeira (SP), quando 15 pessoas foram presas e 17 quilos de cocaína apreendidos. Entre os envolvidos estavam dois adolescentes que usavam documentos falsos e uma gestante.
Segundo a Polícia Federal, os integrantes da organização criminosa são ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e parte dos investigados já se encontra presa em razão de mandados de prisão preventiva, flagrantes e condenações anteriores.









