Competição começa sábado (24), tem dez times e exige longos deslocamentos até março
Os clubes que disputam a edição de 2026 do Campeonato Sul-Mato-Grossense vão percorrer mais de 30 mil quilômetros na primeira fase da competição. O torneio começa neste sábado (24), com cinco jogos, e segue até 1º de março. Cada equipe faz nove partidas para tentar vaga direta na semifinal, avançar à segunda fase ou evitar o rebaixamento.
A primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 exigirá mais de 30 mil quilômetros de deslocamento dos clubes participantes. O Corumbaense FC lidera o ranking de viagens com 4.159 quilômetros, seguido pelo Naviraiense com 3.700 km e Costa Rica EC com 3.200 km.A competição teve início antecipado no dia 18 de fevereiro, com vitória do Operário sobre o Pantanal por 3 a 0. A primeira rodada oficial acontece no dia 24, com cinco partidas programadas. A BR-163 será a principal via de acesso entre as cidades-sede dos clubes.
O levantamento considera os deslocamentos dos times como visitantes ao longo da primeira fase. A BR-163 deve ser a rodovia mais utilizada durante o campeonato, por cortar grande parte do Estado e ligar as principais cidades-sede dos clubes.
Segundo dados divulgados pelo canal Arquibancada MS, o Corumbaense FC será o clube que mais vai viajar nesta edição, com cerca de 4.159 quilômetros. Mesmo liderando o ranking, a distância é menor que a registrada em 2025.
O CE Naviraiense aparece em seguida, com percurso próximo de 3.700 quilômetros. Na terceira posição está o Costa Rica EC, que reduziu a quilometragem de 5.320 km para pouco mais de 3.200 km nesta temporada.
O Ivinhema FC mantém deslocamento semelhante ao do ano passado, com cerca de 3.000 quilômetros. Já a Associação Atlética Bataguassu, campeã da Série B em 2025, deve percorrer 2.856 quilômetros na estreia na elite.
O Dourados AC terá viagem próxima à do ano passado, com cerca de 2.750 quilômetros. O Operário FC, atual bicampeão estadual, aumenta o deslocamento para 2.566 quilômetros, cerca de 600 km a mais que em 2025.
O CR Aquidauana, que estreia na primeira divisão, vai rodar 2.271 quilômetros. O Águia Negra mantém percurso parecido ao da última edição, com 1.659 quilômetros. O FC Pantanal será o time que menos viajará, com 1.322 quilômetros.
A competição teve início no domingo (18), com a vitória do Operário sobre o Pantanal por 3 a 0. O jogo foi antecipado da sétima rodada a pedido dos clubes, que disputam a Copa do Brasil em fevereiro.
A primeira rodada oficial ocorre no sábado (24). Às 16h, o Aquidauanense recebe o Costa Rica no Estádio Noroeste, enquanto Pantanal e Águia Negra jogam no Estádio Jacques da Luz. Às 17h, o Corumbaense enfrenta o Operário no Estádio Arthur Marinho.
A rodada termina com dois jogos às 18h. O Bataguassu estreia contra o Naviraiense no Estádio Pereirão. No Estádio Saraivão, o Ivinhema recebe o Dourados AC.









