
Animal silvestre foi colocado em caixa adequada e levado para habitat
Por Cassia Modena | 16/02/2026 10:22
Uma queixada foi resgatada no estacionamento de uma empresa no Bairro Royal Park, em Campo Grande, próximo ao Parque das Nações Indígenas. A Polícia Militar Ambiental realizou o resgate do animal, que foi contido e transportado para seu habitat natural fora da área urbana.A espécie Tayassu pecari, conhecida popularmente como porco-do-mato, está classificada como vulnerável no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção devido à caça. O animal possui hábitos diurnos e se alimenta de frutas, larvas, raízes e minhocas.
Na manhã deste domingo (15), uma queixada foi resgatada no estacionamento de uma empresa localizada no Bairro Royal Park, em Campo Grande, nas proximidades do Parque das Nações Indígenas.
Equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) esteve no local após ser acionada. Foi preciso conter o animal com equipamentos e colocá-lo numa caixa adequada. Ele foi colocado em uma caminhonete e levado até uma área com vegetação, fora do perímetro urbano.
A queixada, da espécie Tayassu pecari, também é conhecida como porco-do-mato. Ela tem hábitos diurnos e se alimenta de frutas, larvas de inseto, raízes e minhocas. Devido à caça, é classificada como vulnerável no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Como acionar – A Polícia Militar Ambiental recebe chamados de resgate de animais silvestres pelo telefone (67) 9984-5013 ou, em situações de emergência, pelo 190.








