Now Reading:

Ex-goleiro paraguaio se entrega e é preso por ligação com tráfico internacional

Font Selector
Sans Serif
Serif
Font Size
A
A
You can change the font size of the content.
Share Page


Investigação aponta uso de prestígio no futebol para intermediar negociações de cocaína na fronteira

Víctor Centurión, ex-goleiro do Olimpia e da seleção paraguaia, após ser detido ao se entregar à Polícia (Foto: ABC en el Este)

Victor Hugo Centurión Miranda, 39 anos, ex-goleiro de clubes da elite do futebol paraguaio, se entregou nesta sexta-feira (20) à Polícia Nacional do Paraguai após ser declarado foragido. Ele estava sendo procurado por suspeita de ligação com narcotraficantes que atuam na linha internacional com Mato Grosso do Sul.

Ex-goleiro paraguaio Victor Hugo Centurión Miranda, 39 anos, se entregou à polícia após ser declarado foragido por suspeita de envolvimento com tráfico internacional de drogas. A prisão ocorreu durante a Operação Nexus 2, que desarticulou uma organização criminosa ligada ao traficante Sebastián Marset. A investigação revelou que o grupo utilizava estruturas do futebol profissional para lavagem de dinheiro. Centurión, que foi finalista da Libertadores pelo Olimpia e convocado para a seleção paraguaia, usava seu prestígio no meio esportivo para facilitar negociações com traficantes, inclusive presenteando-os com camisetas da seleção.

Victor está sob custódia na Unidade do Ministério Público contra o Crime Organizado e teve a prisão preventiva decretada no âmbito da Operação Nexus 2, deflagrada na quarta-feira (18). Ele foi indiciado por tráfico internacional de drogas, associação criminosa e posse de entorpecentes.

A Operação Nexus 2 foi conduzida pela Polícia Nacional e por promotores da área de narcotráfico, com mandados de busca cumpridos em Itacurubí de la Cordillera, Yataity del Norte, San José de los Arroyos, Mariano Roque Alonso e Assunção, além de revistas nas penitenciárias de Emboscada e Cambyretá. A ação desarticulou uma organização ligada ao traficante internacional Sebastián Marset e que, segundo a investigação, utilizava estruturas do futebol profissional para lavar dinheiro.

O juiz de Crime Organizado Osmar Legal determinou a prisão preventiva de parte dos investigados. Ao todo, oito pessoas foram indiciadas.

Entre os presos estão Alexis Vidal González Zárate, 42, o “Pelado”, apontado como líder do grupo, e Luis Alberto Paiva Gutiérrez, 40, o “Mariachi”, detido desde 2015 no presídio de Cambyretá, onde cumpre pena após ser flagrado com 115 quilos de cocaína. Ele é apontado como elo com fornecedores da Bolívia e da Colômbia. Durante a operação, agentes apreenderam um celular na cela de Alexis Vidal, na Penitenciária de Segurança Máxima de Emboscada.

Também foram presos Álvaro Enrique Cáceres Cabrera, 28, o “Alvarito”; Cindy Ruth Peralta Alderete, 31, a “Cin”; e o ex-jogador de futsal Luis Miguel Molina Brítez, 39, o “Chon”.

Seguem foragidos Dionizio Manuel Cáceres Cabrera, 37, o “Manu”, empresário de jogadores, e o ex-policial Julián Franco, conhecido como “Jaguapi”.

Ex-goleiro paraguaio se entrega e é preso por ligação com tráfico internacional
Momento em que policial apreendeu celular de Alexis Vidal em penitenciária (Foto: Divulgação)

Investigação – De acordo com a investigação, a organização usava o prestígio de Centurión no futebol para facilitar negociações com traficantes. Áudios interceptados revelam que ele participou de uma negociação para compra de cocaína em 5 de julho de 2022, em Capitán Bado, com um fornecedor identificado como Jorge, o “3P”. A conversa foi articulada por integrantes do grupo mesmo com o líder Alexis Vidal já preso à época.

Segundo o Ministério Público, Victor levava camisetas da seleção paraguaia como presente aos traficantes e era considerado respeitado no meio por ter sido finalista da Copa Libertadores pelo Club Olimpia e convocado para a seleção em 2015 pelo técnico Ramón Díaz. A investigação aponta que sua trajetória no futebol foi usada para gerar confiança nas negociações ilícitas.

Com informações do site ABC en el Este.



Source link

Sbt