Chuva deve ser mais intensa no sudoeste e leste de MS, enquanto Pantanal e centro-norte terão volumes menores
Por Kamila Alcântara | 27/09/2026 09:08
Outubro deve ser mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul, mas a chuva não vai se distribuir da mesma forma pelo Estado. Segundo o prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o sudoeste e o leste podem registrar volumes acima da média histórica. Já no Pantanal e no centro-norte, a previsão é de chuva abaixo da média.
Outubro deve ser mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul, com temperaturas até 2°C acima da média no extremo noroeste, segundo o Inmet. A chuva será irregular: sudoeste e leste terão volumes acima da média, enquanto Pantanal e centro-norte ficam abaixo. Para o campo, o Estado terá condições mais favoráveis ao início da safra de grãos do que Mato Grosso e Goiás, mas o calor exige atenção à umidade do solo antes do plantio.
A temperatura também exige atenção. No extremo noroeste sul-mato-grossense, a média do mês pode ficar mais de 2°C acima do padrão de outubro. Nas demais áreas, o desvio previsto pode chegar a 1,5°C. Esses números se referem à temperatura média do mês, não à máxima de um dia específico.
Para o campo, o Inmet avalia que Mato Grosso do Sul terá condições relativamente mais favoráveis ao início da nova safra de grãos do que Mato Grosso e Goiás. A previsão de chuvas mais frequentes e volumosas em parte do Estado pode ajudar a recuperar a umidade do solo e favorecer a semeadura e o desenvolvimento inicial da soja.
Isso não significa chuva regular em todas as lavouras. A previsão de volumes abaixo da média em parte de MS, somada ao calor, mantém a necessidade de acompanhar a umidade do solo antes do plantio. Temperaturas elevadas aceleram a perda de água e também podem aumentar a demanda por irrigação e dificultar a recuperação das pastagens nas áreas mais secas.
O prognóstico descreve uma tendência para o mês inteiro. Ele não indica em quais dias vai chover em cada município e pode ser atualizado conforme outubro se aproxima.