Now Reading:

Campo Grande tem sete CAPS; veja em que casos procurá-los

Font Selector
Sans Serif
Serif
Font Size
A
A
You can change the font size of the content.
Share Page


Fachada de CAPS Infantojuvenil de Campo Grande (Foto: Prefeitura/Divulgação)

A campanha Janeiro Branco chama atenção para a importância de buscar ajuda em casos de sofrimento mental. Uma das opções de suporte na rede pública é o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que fica abertos 24 horas, todos os dias.

Campo Grande conta com sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades que prestam atendimento 24 horas para casos graves de sofrimento psíquico, incluindo crises, intoxicação por álcool e drogas, e ideação suicida. O atendimento é realizado por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. As unidades são divididas em modalidades específicas, como CAPS I e II para atendimento geral, CAPS i para crianças e adolescentes, e CAPS ad para casos relacionados ao uso de álcool e drogas. Uma nova unidade está em construção no Bairro Guanandi, ampliando a rede de atendimento na capital sul-mato-grossense.

Você sabe em que casos procurá-los? O local presta apoio a casos considerados sérios e de intenso sofrimento psíquico, com ou sem crise, e de intoxicação por uso de álcool e outras drogas. Pessoas com ideação suicida também podem ser atendidas. Não é necessário agendar antes, é só chegar e pedir atendimento.

“O CAPS é destinado àqueles pacientes que apresentam um quadro grave ou que estão em crise, e para atendimento no local não é necessário que o paciente seja encaminhado, lá o atendimento é por demanda espontânea”, explica a médica psiquiatra e coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental de Campo Grande, Maria Letícia Nantes.

Campo Grande tem sete CAPS; veja em que casos procurá-los
Parte interna de CAPS localizado na Avenida Manoel da Costa Lima (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Embora tenham leitos, eles não são opções para internação de pacientes. O foco é o tratamento aliado à socialização.

Confira algumas modalidades disponíveis:

  • CAPS I: Atende pessoas de todas as idades em sofrimento psíquico intenso, inclusive relacionados ao uso problemático de álcool e outras drogas;
  • CAPS II: Atende pessoas de todas as idades em sofrimento psíquico intenso;
  • CAPS i: Voltado para crianças e adolescentes com sofrimento psíquico intenso, inclusive em situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas;
  • CAPS ad (Álcool e Drogas): Todas as pessoas em situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas;
  • CAPS III: Atende adultos em sofrimento psíquico intenso que exigem atenção contínua. Funcionamento 24h, inclusive fins de semana e feriados, com acolhimento noturno;
  • CAPS ad III (Álcool e Drogas): Todas as pessoas em situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. Funcionamento 24 horas, inclusive fins de semana e feriados, com acolhimento noturno.

Quando os casos forem de grau médio ou leve, os pacientes devem procurar USFs (Unidades de Saúde da Família) e solicitar agendamento.

Campo Grande – A Capital tem sete unidades atualmente. Mais uma está em construção no Bairro Guanandi.

Confira os endereços:

CAPS ad IV – Rua Theotônio Rosa Pires, 19 – Bairro Jardim São Bento CAPS ad III – Avenida Manoel da Costa Lima, 3272 – Bairro Guanandi;

CAPS III Margarida – Rua Itambé, 2939 – Bairro Vila Rica;

CAPS III Vila Almeida – Rua Marechal Hermes, 854 – Bairro Vila Almeida;

CAPS III Afrodite Doris Contis – Rua São Paulo, 70 – Bairro São Francisco;

CAPS III Aero Rancho – Avenida Manoel da Costa Lima, 3272 – Bairro Guanandi;

CAPS III Infanto-Juvenil – Rua São Paulo, 70 – Bairro São Francisco.



Source link

Sbt