Endereço será transferido do Centro para o Bairro Amambaí, onde está a antiga rodoviária
Espaço da Prefeitura de Campo Grande que acolhe pessoas em situação de rua e também atende migrantes e refugiados, o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) vai mudar de endereço no ano que vem.
O Centro Pop, espaço da Prefeitura de Campo Grande que acolhe pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, será transferido da Rua Joel Dibo, no Centro, para o Bairro Amambaí em 2024. O novo local, um antigo prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promete ampliar o atual atendimento de 30 pessoas por dia.A mudança ocorre após ação do Ministério Público que apontou condições precárias no atual endereço, incluindo problemas de infraestrutura e apenas um banheiro para todos os usuários. O Centro Pop oferece serviços como higiene pessoal, refeições, lavanderia e atendimento técnico especializado.
A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) informou que planeja tirá-lo da Rua Joel Dibo, no Centro, e transferi-lo para o Bairro Amambaí, num antigo prédio da pasta. A reportagem questionou a assessoria de imprensa sobre a data da mudança e se o novo endereço será o mesmo onde hoje funciona a Central do Cadastro Único (CadÚnico) para programas do Governo Federal (na Rua dos Barbosas, 321), e aguarda retorno.
Os atendimentos continuam diariamente no prédio atual, que fica na Rua Joel Dibo, 255. São feitos mais de 30 acolhimentos por dia, segundo a secretaria. A expectativa é que o novo espaço amplie esse número por ter uma área maior. Também se planeja criar salas exclusivas na futura localização para oferecer atividades coletivas e socioeducativas às pessoas em situação de rua.
Situação no outro bairro – Um dos mais antigos de Campo Grande, o Bairro Amambaí possui grande quantidade de dependentes químicos em torno do prédio da antiga rodoviária. Parte do local está em reforma para abrigar uma agência municipal de empregos e a nova sede da Sedes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social).

A obra começou em 2022 e sofreu diversos atrasos no cronograma. Após sucessivas prorrogações, o último prazo informado para o término é junho de 2026. O anúncio foi feito em 11 de dezembro deste ano pelo secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, durante vistoria e coletiva de imprensa dentro do prédio.
Centro Pop na Justiça – Um só banheiro para atender a todos e várias falhas na infraestrutura que tornavam o Centro Pop insalubre e sem condições de receber acolhidos com dignidade, levaram o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) a entrar com ação judicial no ano passado pedindo que a prefeitura tomasse providências urgentes, sob pena de multa de aproximadamente R$ 2 milhões.
Segundo a petição, o problema persiste desde 2018. A atual gestão chegou a fazer melhorias e reformas no local enquanto a ação tramitava, mas que se mostraram insuficientes nas últimas vistorias realizadas no local.

Censo – Ainda para 2026, a SAS prevê a conclusão do censo da população em situação de rua.
Além disso, será feita a mudança de endereço definitiva da sede administrativa da pasta para prédio localizado no Jardim TV Morena. O espaço começou a ser ocupado por superintendências no segundo semestre deste ano. Ele irá reunir também o Procon Municipal (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor), a Escola do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a Superintendência de Direitos Humanos.
Assistência – O Centro Pop oferece serviços de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, como higiene pessoal, guarda de pertences, lavanderia, acesso a três refeições diárias, auxílio na regularização de documentos pessoais e atendimento técnico individualizado. Há ainda oficinas e atividades lúdicas para os assistidos.
Psicólogos, assistentes sociais e advogado fazem parte da equipe. Eles estão aptos a encaminhar acolhidos para outras unidades e serviços como, por exemplo, o Consultório na Rua (programa do SUS que proporciona cuidados de saúde para quem vive nas ruas), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Defensoria Pública do Estado e da União, delegacias de polícia e Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.