ETs estariam nos observando como animais em um zoológico?

Tatanews
6 Min Read
Créditos: Disclose.tv

Estamos sozinhos? Provavelmente não.  Afinal, os astrônomos já descobriram 4.001 exoplanetas em nossa galáxia e esperam que haja mais de 50 bilhões por aí.

Para os cientistas reunidos em Paris na última semana, a questão é diferente: por que não fizemos contato com civilizações alienígenas ainda? Por que a Terra ainda não recebeu nenhuma mensagem de extraterrestres?  Talvez porque sejamos habitantes de um chamado zoológico galáctico. Ou talvez porque estejamos sofrendo uma segregação, ou quarentena espacial.

Este foi um dos cenários de questionamentos de um grupo de pesquisadores internacionais na última segunda-feira (18), em um workshop organizado pelo Messaging Extraterrestrial Intelligence (METI). O encontro, que aconteceu no Museu da Cité des Sciences et de l’Industrie (Cité) em Paris, reuniu cerca de 60 cientistas que pesquisam a possibilidade de comunicação com hipotéticos extraterrestres inteligentes.

Lá, eles debateram “o grande silêncio” – por que os alienígenas não nos contataram – explorando uma possibilidade conhecida como a “hipótese do zoológico”. Proposta pela primeira vez na década de 1970, ela descreve a Terra como um planeta que já está sob observação de “funcionários do zoológico galáctico” que deliberadamente se escondem da detecção humana.

- Publi-
Ad image

“A cada dois anos, o METI Internacional organiza um workshop de um dia em Paris, como parte de uma série de workshops intitulado O que é a vida? Uma perspectiva extraterrestre”, disse Florence Raulin Cerceau, copresidente do workshop e membro do Conselho de Diretores do METI.   

Esse enigma do porquê de não termos ainda detectado vida extraterrestre tem sido discutido com frequência, mas no foco único deste workshop, muitas das palestras trataram de uma explicação controversa sugerida pela primeira vez na década de 1970, chamada ‘hipótese do zoológico’, de acordo com o diretor Raulin Cerceau.

Que a Terra seria o único planeta a evoluir e abrigar vida inteligente entre bilhões de planetas em nossa galáxia parece realmente muito improvável. Mas se existem extraterrestres inteligentes lá fora, onde estão eles e por que ainda não os encontramos? Este enigma, apresentado em 1950 pelo físico italiano Enrico Fermi, é conhecido como Paradoxo de Fermi e ainda intriga os estudiosos até hoje.

Fermi não viveu para ver evidências dos primeiros exoplanetas, descobertos décadas depois de sua morte. Desde 2014, o telescópio espacial Kepler, da NASA, confirmou a existência de centenas de mundos distantes e suas descobertas indicam potencialmente mais 2.300. E, no entanto, apesar dessas descobertas excitantes de exoplanetas, o contato com extraterrestres não parece mais próximo agora do que nos dias de Fermi.

Qual é a hipótese do jardim zoológico?

Esta é uma ideia que diz que há civilizações alienígenas lá fora que sabem tudo sobre nós, mas intencionalmente se escondem de nós. Isso certamente explica “o grande silêncio”.  “Talvez os extraterrestres estejam observando os humanos na Terra, assim como vemos os animais em um zoológico”, explica Douglas Vakoch, presidente do METI.

“Como podemos fazer com que os funcionários do zoológico galáctico se revelem?” diz Vakoch em uma oficina e propõe que os humanos deveriam ser mais ativos na busca por inteligência extraterrestre. “Se fôssemos a um zoológico e de repente uma zebra se voltasse para nós, nos olhasse nos olhos e começasse a emitir uma série de números primos com seu casco, isso estabeleceria uma relação radicalmente diferente entre nós e a zebra, e nós nos sentiríamos compelidos a responder”, disse ele.

É difícil discordar disso. “Podemos fazer o mesmo com extraterrestres, transmitindo sinais de rádio poderosos, intencionais e ricos em informações para estrelas próximas”, disse ele.

A teoria da quarentena galáctica

Mas e se não fizermos parte de um vasto zoológico alienígena – e se, ao contrário, a humanidade tiver sido examinada por civilizações alienígenas e subsequentemente “colocada em quarentena” dos nossos vizinhos galácticos?

Pense que a teoria da “hipótese do zoológico” é insana. Isso não é nada comparado a outra teoria sobre benevolência alienígena. “Parece provável que os extraterrestres estão impondo uma quarentena galáctica porque eles percebem que seria culturalmente perturbador para nós aprendermos sobre eles”, disse Jean-Pierre Rospars, diretor honorário de pesquisa do Instituto Nacional da Pesquisa Agronômica e coautor do estudo.

“A evolução cognitiva na Terra mostra características aleatórias enquanto também segue caminhos previsíveis: podemos esperar a emergência repetida e independente de espécies inteligentes no universo e devemos esperar ver formas de inteligência mais ou menos semelhantes em toda parte, sob condições favoráveis. Não há razão para pensar que os humanos alcançaram o mais alto nível cognitivo possível’, ele adicionou.

É claro, também é provável que não tenhamos ouvido falar de alienígenas porque eles estão presos sob uma camada de gelo em oceanos abaixo da superfície; presos em enormes mundos superterrestres pela atração intensa da gravidade; ou mortos porque suas civilizações avançadas já se destruíram – como a humanidade poderia – através do consumo desenfreado dos recursos naturais do planeta.

Porém, talvez se quisermos ouvir de alienígenas, só precisamos relaxar e ser pacientes. Afinal, a Terra existe há 4,6 bilhões de anos, enquanto a pesquisa extraterrestre é uma criança, com menos de 100 anos.

Fonte: ForbesEarthsky

Compartilhe