A Prefeitura de Campo Grande começou a intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, em dois bairros da cidade. A ação utilizará o método de borrifação ultra baixo volume (UBV), conhecido como Fumacê, e será conduzida pelas equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O trabalho ocorrerá das 16h às 22h nos bairros Jardim Centenário e Jardim Centro Oeste.
Para garantir a eficácia do inseticida, os moradores são orientados a manter portas e janelas abertas durante a aplicação. Isso permite que o veneno alcance os locais onde os mosquitos têm maior probabilidade de se esconder, aumentando a chance de erradicar os insetos.
É importante destacar que o serviço pode ser adiado ou cancelado se houver chuvas, ventos fortes ou neblina, condições que podem comprometer a aplicação adequada do inseticida. O Fumacê é eficaz principalmente contra mosquitos adultos, especialmente as fêmeas, que são responsáveis pela transmissão das doenças, mas também pode afetar outras espécies de insetos. Por isso, a aplicação deve ser realizada de forma criteriosa para maximizar os resultados.