#NEWS

Indígena desaparecido é encontrado no Brasil após dois meses


Ruas de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã. (Foto: Arquivo/ABC Color)

Um jovem indígena de 19 anos, que estava desaparecido havia quase dois meses no Paraguai, foi encontrado no Brasil após se desorientar durante uma viagem e cruzar a fronteira por Ponta Porã, cidade que faz divisa com Pedro Juan Caballero, a 313 quilômetros de Campo Grande.

Jovem indígena paraguaio de 19 anos, desaparecido desde 31 de outubro, foi encontrado no Brasil após se desorientar durante viagem. Liberato Benítez Cáceres, da comunidade Jakaira, cruzou a fronteira em Ponta Porã quando tentava chegar a Pedro Juan Caballero.O indígena, que fala apenas guarani, foi localizado pela Polícia Ambiental brasileira e encaminhado a um abrigo em São José do Rio Preto (SP). Após articulação entre autoridades dos dois países, Liberato retornou ao Paraguai e reencontrou sua família na comunidade Jakaira.

Liberato Benítez Cáceres, integrante da comunidade indígena Jakaira, saiu da aldeia com a intenção de chegar ao centro de Pedro Juan Caballero, onde pretendia ficar na casa de uma prima. No trajeto, porém, acabou se perdendo e seguiu viagem até regiões próximas ao estado de Minas Gerais.

O desaparecimento foi registrado no dia 31 de outubro no Posto Policial nº 20 da Colônia María Auxiliadora, o que levou à abertura de investigação e ao acionamento do Departamento Especializado em Busca de Pessoas Desaparecidas do Paraguai. A preocupação da família aumentou porque o jovem tem problemas de saúde.

Segundo informações do Ministério Público paraguaio, Liberato foi localizado pela Polícia Ambiental do Brasil. A comunicação inicial foi difícil, já que ele fala apenas guarani. O atendimento só avançou após a ajuda de um policial brasileiro que conseguiu alguém para traduzir.

Depois do resgate, o jovem foi encaminhado para um abrigo em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A identificação do caso ocorreu após a circulação de uma publicação sobre o desaparecimento, que chegou ao conhecimento dos responsáveis pelo local.

A localização e o retorno foram possíveis por meio de uma articulação entre a promotora Reinalda Palacios, autoridades paraguaias, Interpol e órgãos brasileiros. O abrigo se responsabilizou por levá-lo até Ponta Porã, onde ele foi entregue à 2ª Delegacia de Polícia.

De lá, Liberato retornou ao Paraguai e foi levado de volta à comunidade Jakaira, onde reencontrou a família após quase dois meses desaparecido.



Source link

You May Also Like

#MULHERES

O comunicador, jornalista e apresentador Tatá Marques entrevistou pela vez em sua carreira sua esposa no Café com Blink, a Dra Michele Massochin, que...

Notícias

Strategies for email campaigns vary, but the email newsletter lies at the heart of each. It is a sort of a decider: whether your...

CAPA

      Agora você vai conhecer a identidade de um personagem que há cinco anos encanta os telespectadores do SBT MS. O ator...

Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem the industry's standard dummy text ever since the when an unknown...

Copyright © 2015 - 2025 TATA MARQUES NEWS

Sair da versão mobile