TATA NEWS
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Reading: Líderes sauditas conclamam apoio ao Irã diante da ofensiva israelense
Compartilhe
Notification Ver Mais
Latest News
Apos IA de Elon Musk elogiar Hitler, empresa pede desculpas pelo que chamou de “falha em atualização de código”
notícias
‘Para de criar alarde sem responsabilidade’: Andressa Urach é detonada na web após pedir perdão a Trump por ‘vandalismo’ em vídeo
notícias
Destaques dia 11 de julho
notícias
‘Pessoa ruim, falsa, mau-caráter’: viúva de produtor de Marília Mendonça detona Ruth Moreira após polêmica de seguro vir à tona
notícias
Jovem do MS é convocado para representar o Brasil em mundial de MMA
notícias
Aa
TATA NEWS
Aa
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Have an existing account? Sign In
Follow US
notícias

Líderes sauditas conclamam apoio ao Irã diante da ofensiva israelense

Publicado 13/06/2025
Compartilhe
Compartilhe

Num sinal de crescente tensão no Oriente Médio, autoridades religiosas e políticas da Arábia Saudita manifestaram apoio público ao Irã frente aos recentes ataques lançados por Israel. De acordo com a rede de notícias HispanTV, o orador da Mesquita Al-Haram, Sheikh Yasser al-Dosari, usou suas redes sociais para conclamar os países muçulmanos a apoiarem Teerã contra a agressão sionista, enquanto o príncipe herdeiro saudita, Muhammad bin Salman, denunciou a tentativa de Israel de escalar o conflito e envolver os Estados Unidos em uma guerra regional.

“Não há mais tempo para diálogos ou declarações”, escreveu Sheikh al-Dosari em sua conta no Facebook. “O apoio direto de todos os países [ao Irã] é essencial, assim como todo o Ocidente apoia o regime sionista.” O religioso, que fala em nome da Mesquita Al-Haram, uma das mais sagradas do Islã, comparou a passividade dos países muçulmanos com o apoio incondicional prestado pelo Ocidente a Israel.

Segundo al-Dosari, as manifestações de solidariedade ao Irã devem ser convertidas em ações concretas e imediatas, “seja secreta ou publicamente”. Em tom profético, o clérigo ainda afirmou que a entidade sionista, como se refere a Israel, “será eliminada em breve” por representar uma ameaça direta à religião islâmica.

A fala do religioso foi reforçada por uma conversa telefônica entre o príncipe herdeiro saudita Muhammad bin Salman e o presidente iraniano Massoud Pezeshkian, ocorrida na noite de sábado. Durante o diálogo, o líder de fato do reino saudita disse confiar na prudência do Irã diante da escalada militar promovida por Israel.

“O regime israelense está tentando aprofundar o conflito com o Irã em uma tentativa de atrair os Estados Unidos para a guerra”, alertou bin Salman. Ainda segundo ele, “hoje, todo o mundo islâmico o apoia unanimemente”, em referência ao respaldo a Teerã.

O episódio marca um novo capítulo na deterioração da segurança na região. Na manhã de sexta-feira, o regime israelense lançou uma série de ataques contra o Irã, resultando na morte de civis, oficiais militares e cientistas iranianos. O governo de Teerã respondeu com a ativação da Operação Verdadeira Promessa III, lançando mísseis contra alvos militares israelenses localizados nos territórios palestinos ocupados.

Em resposta diplomática, o Irã também exigiu da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC) uma “resposta urgente e eficaz” ao que classifica como agressão injustificável por parte de Tel Aviv.

O posicionamento da Arábia Saudita — tradicionalmente aliada dos Estados Unidos — sinaliza uma possível inflexão na geopolítica da região, especialmente se Riad intensificar o apoio ao Irã em fóruns multilaterais do mundo islâmico. A união entre os dois países, anteriormente marcados por rivalidade sectária e disputas estratégicas, pode alterar profundamente os equilíbrios de poder no Oriente Médio.

A retórica cada vez mais crítica ao sionismo e aos movimentos militares de Israel indica o aprofundamento do isolamento regional de Tel Aviv, ao mesmo tempo em que reforça o apelo por uma solidariedade pan-islâmica contra a ofensiva militar israelense.

A escalada de tensões preocupa a comunidade internacional, que teme o desencadeamento de um conflito de grandes proporções com consequências imprevisíveis para a estabilidade global.

Tatanews 13/06/2025
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Compartilhe
Previous Article Corrida Sangue Bom arrecada 15 mil reais para instituições de Campo Grande
Next Article Xiii! Mais um problema, Virginia? Ex-mulher de Zé Felipe é acionada na Justiça para pagar 4 anos de dívidas no Paraná
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TATA NEWS
Follow US

CNPJ: 17.577.340/0001-82 RAZÃO SOCIAL: TATA PROMOCOES EM TV E RADIO LTDA
Copyright 2015 - 2025. Todos os direitos reservados. E-mail: tatamarquesnews@gmail.com

  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS

Removed from reading list

Undo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?