O aviso de evento crítico foi registrado na noite de ontem, após monitoramento do Imasul
Por Aline dos Santos | 05/02/2026 11:19
Distrito de Dois Irmãos do Buriti, Palmeiras também tem alerta de emergência diante do aumento do nível do Rio Aquidauana, que passa pela localidade.
O Rio Aquidauana atingiu nível de emergência no Distrito de Dois Imãs do Buriti, em Palmeiras, alcançando 6,61 metros, acima da cota de inundação estabelecida em 6,50 metros. O alerta foi emitido às 22h40 de quarta-feira, dia 4.As chuvas registradas desde o último fim de semana são responsáveis pelo aumento do volume do rio, segundo o Imasul. A situação preocupa autoridades devido aos riscos de danos materiais e à segurança da população ribeirinha. Alertas similares também foram emitidos para as cidades de Aquidauana e Coxim.
O aviso de evento crítico foi registrado às 22h40 de quarta-feira (dia 4). De acordo com as medições realizadas pela Plataforma de Coleta de Dados, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o rio atingiu a cota de 6,61 metros às 22h30, superando o nível de emergência estabelecido em 6,50 metros, considerado patamar de inundação.
A situação representa potencial para danos materiais significativos e riscos à integridade da população ribeirinha.
O Imasul aponta que o aumento do volume do Rio Aquidauana está diretamente relacionado às chuvas registradas desde o último fim de semana. Mesmo com a previsão de redução do acumulado nos próximos dias, ainda são esperadas pancadas de chuva na bacia hidrográfica.
“Estamos acompanhando o comportamento do rio em tempo real por meio das plataformas de monitoramento. O nível já ultrapassou a cota de emergência e pode provocar alagamentos em áreas ribeirinhas. A orientação é para que a população fique atenta aos comunicados oficiais e siga as recomendações da Defesa Civil”, afirmou o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio.
Alertas já foram emitidos para as cidades de Aquidauana e Coxim devido à elevação dos rios Aquidauana e Taquari.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.









