Secretaria de Saúde identifica e alerta para surtos pontuais de Covid em Campo Grande

De acordo com a secretaria municipal de Saúde (Sesau), todos os surtos foram identificados em hospitais da capital. A notificação foi feita para alertar a população.

Tatanews
3 Min Read

A secretaria municipal de Saúde (Sesau) identificou e emitiu alerta para surtos de Covid-19 em Campo Grande. Conforme a pasta, são situações pontuais e todos os aumentos de casos foram registrados em hospitais da capital.

A Sesau explicou que um surto pontual é uma “situação em que há aumento acima do esperado na ocorrência de casos de evento ou doença em uma área ou entre um grupo específico de pessoas, em determinado período”.
Para ser considerado um surto pontual, a Sesau aponta duas categorias:

Surto de síndrome gripal em comunidade fechada ou semifechada: houve uma ocorrência de pelo menos 3 casos de síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou óbitos confirmados para COVID-19, observando-se as datas de início dos sintomas;
Surto de síndrome gripal em ambiente hospitalar: ocorrência de pelo menos 3 casos de síndrome gripal ou casos e óbitos confirmados para COVID-19 vinculados epidemiologicamente, em uma determinada unidade (enfermaria, UTI), observando-se as datas de início dos sintomas, e que tenham ocorrido no mínimo 72 horas após a admissão.

Ao todo, em Campo Grande ocorreram sete surtos pontuais desde o início deste ano. Foram seis situações em hospitais e um surto em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI). Todos os casos foram ligados à Covid.

- Publi-
engue_GovMS

“A frequência das idades variam, pois os surtos ocorreram em vários setores dos hospitais como enfermaria pediátrica, clínica médica, setor administrativo, clínica cirúrgica e CTI pediátrica”, explica nota da Sesau sobre os infectados.

Nas primeiras semanas de 2024, a Sesau contabilizou 871 casos de Covid em Campo Grande. A ocorrência das infecções tem prevalência entre as faixas etárias de 40 e 49 anos.

Em casos de surtos, a Sesau recomenda as seguintes orientações:

– Está indicado isolamento imediato de contatos próximos, se sintomático, de caso confirmado de Covid;
– Monitoramento diário do caso confirmado em isolamento domiciliar e de seus contatos próximos e/ou domiciliares;
– Contatos próximos e ou domiciliares de casos confirmados de Covid, apresentando síndrome gripal devem realizar testagem oportuna de acordo com a metodologia;
– Contatos assintomáticos próximos e/ou domiciliares de casos confirmados de Covid em situação de surto nos locais, após cumprir isolamento de 5 dias, realizar teste para Covid;
– Em uma amostragem (10% dos casos) – realizar coleta de RT-PCR. Enviar ao LACEN amostra e cópia da notificação preenchida;
– Notificação de surto ao CIEVS-CG e preenchimento de formulário de notificação de surto;
– Comunicação à Vigilância Sanitária municipal;
– Limpeza e desinfecção local, se necessário:
– Definição de fluxo para atendimento médico de caso suspeito/confirmado;
– Fornecimento de meio de comunicação rápido para possíveis novos casos suspeitos;
– Orientação quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

VIA: g1
Compartilhe
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *