Now Reading:

Símbolo oficial do Pantanal, família de tuiuiús é flagrada em ninho natural

Font Selector
Sans Serif
Serif
Font Size
A
A
You can change the font size of the content.
Share Page

Registro foi feito no município a 208 km de Campo Grande e publicado pela Caiman

Vídeo publicado nesta sexta-feira (23) mostra um ninho de tuiuiús com toda a família reunida no Pantanal de Miranda, município a 208 quilômetros de Campo Grande. As imagens foram divulgadas pela Caiman Pantanal e gravadas pelo guia e biólogo Rafael Prete.

Um vídeo divulgado pela Caiman Pantanal registra uma família de tuiuiús em seu ninho, construído em uma piúva no Pantanal de Miranda, Mato Grosso do Sul. As imagens, captadas pelo guia e biólogo Rafael Prete, destacam o comportamento familiar desta espécie, conhecida pelo cuidado conjunto com os filhotes.O tuiuiú, maior ave do Pantanal, foi recentemente declarado ave-símbolo oficial do Pantanal Sul-Mato-Grossense pela Lei Estadual nº 6.432/2025. A espécie pode atingir 1,60 metro de altura, 3 metros de envergadura e pesar até 8 quilos, tendo importante papel no equilíbrio ambiental da região.

O registro mostra os adultos e os filhotes no ninho construído em uma piúva, árvore comum na região pantaneira. A cena destaca o comportamento familiar da espécie, conhecida pelo cuidado conjunto com a prole.

O tuiuiú é uma ave tricolor de grande porte e considerada símbolo do Pantanal de Mato Grosso do Sul. O reconhecimento foi oficializado pela Lei Estadual nº 6.432/2025, sancionada pelo governador Eduardo Riedel (PP), que define a espécie como ave-símbolo oficial do Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Antes disso, o tuiuiú já tinha o título de ave-símbolo do Pantanal por legislação do estado de Mato Grosso, que compartilha o bioma com Mato Grosso do Sul. A nova lei destaca a importância ecológica, cultural e turística da ave.

De nome científico Jabiru mycteria, o tuiuiú é a maior ave do Pantanal. Ele pode chegar a 1,60 metro de altura e alcançar até 3 metros de envergadura com as asas abertas. O peso pode atingir 8 quilos.

A espécie se alimenta de peixes, moluscos, répteis, insetos e pequenos mamíferos. Também consome pescado morto, o que contribui para o equilíbrio ambiental dos rios, principalmente no período de seca.

Monogâmico, o tuiuiú ajusta o ciclo de vida ao regime de cheias e secas do Pantanal.



Source link

Sbt