Balanço foi divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Banco Central
Por Gustavo Bonotto | 20/02/2026 22:28
Banco Central do Brasil informou nesta sexta-feira (20) que o sistema BC Protege+ bloqueou 255,7 mil tentativas de abertura de contas fraudulentas em quase três meses de operação no País. A ferramenta funciona como barreira extra contra fraudes e impede a criação indevida de contas em nome de cidadãos e empresas.
O Banco Central do Brasil revelou que o sistema BC Protege+ impediu 255,7 mil tentativas de abertura de contas fraudulentas desde dezembro. A ferramenta, que já conta com 1 milhão de usuários ativos, funciona como barreira adicional contra fraudes e impede a criação indevida de contas em nome de cidadãos e empresas.O serviço gratuito pode ser ativado através da plataforma Meu BC, com conta gov.br nos níveis prata ou ouro. As instituições financeiras realizaram 70,9 milhões de consultas ao sistema, que é obrigatório antes da abertura de qualquer conta, atuando como mecanismo preventivo contra fraudes de identidade.
Segundo o balanço, cerca de 1 milhão de pessoas ativaram a proteção. As instituições financeiras já fizeram 70,9 milhões de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.
Lançado no início de dezembro, o BC Protege+ é um serviço gratuito que reforça a segurança contra fraudes em conta-corrente, poupança e contas de pagamento pré-pagas. Ao ativar a ferramenta, o usuário informa oficialmente que não deseja abrir contas nem ser incluído como titular ou representante de terceiros.
A consulta ao sistema é obrigatória para as instituições financeiras antes da abertura de qualquer conta. O mecanismo atua como camada adicional para prevenir fraude de identidade e contratação indevida de produtos financeiros.
Como ativar – Para usar o serviço, o cidadão deve acessar a área logada do Meu BC com conta gov.br nos níveis prata ou ouro e com verificação em duas etapas. Em seguida, precisa localizar o Protege+ e ativar a proteção.
Representantes de empresas cadastrados no gov.br também podem habilitar a função em nome da organização. A escolha fica registrada no sistema e passa a ser informada automaticamente às instituições financeiras durante as consultas.
Caso o usuário queira abrir uma conta ou entrar como titular em conta de terceiros, ele deve acessar novamente o BC Protege+ e desativar a proteção de forma temporária.
O Banco Central recomenda programar a reativação automática após o procedimento para restabelecer a segurança. O serviço permanece gratuito e pode ser ligado ou desligado a qualquer momento.









