Por todos os lados foi alardeado a “menina ativista que discursou na ONU contra os governantes do mal”, recitando um texto.
Mas muitos já começam a duvidar que o suposto “ativismo espontâneo” da menina de 16 anos que “com sua voz” chegou sozinha na ONU seja mesmo espontâneo, e não financiado por alguma elite. Um vídeo recentemente publicado no Youtube corrobora tal versão dos fatos. O vídeo mostra que Greta Thunberg não consegue responder perguntas muito simples se não tiver um roteiro em mãos.
Abaixo, o vídeo, já com 1.200.000 visualizações no Youtube e a transcrição dos diálogos em seguida:
Jornalista: “você por favor pode nos dizer que tipo de mensagem você está mandando ao fazer isso com líderes mundiais? W também quero te perguntar se já é hora do presidente Trump responder ao que você disse hoje”.
Greta: “Er…eu acho- desculpa, qual era a primeira pergunta?”
O jornalista começa a repetir a pergunta e ela repetidas vezes diz “ok, ok”, como quem lembrou dela.
Greta: “Eu acho que a mensagem que queremos mandar é que já suportamos o suficiente e…mais alguém quer responder essa pergunta? Não posso falar em nome de todos”.
Uma mulher então pergunta: “alguém quer responder sobre a mensagem aos nossos líderes?”
*silêncio*
Jornalista: “E sobre o presidente Trump, você acha que ele deve respondê-la de algum modo?”
Greta: “Eu acho que você deveria fazer perguntas para os outros também”.
Fim da transcrição do diálogo
Os comentários mais curtidos do vídeo tiram sarro dela ter dito “eu não posso falar em nome de todo mundo”, já que, segundo tais comentários, ela fez exatamente isso em seu discurso. Outro usuário diz: “nós devemos nos sentir tristes por ela. Está sendo usada por seus parentes ultra-ricos. É vergonhoso”.