Você é canhoto? Veja aqui algumas curiosidades de quem usa a mão esquerda

equipe_tatanews
3 Min Read

Desde a pré-história até os dias de hoje, a porcentagem de canhotos na humanidade se manteve estável, em torno de 10% da população mundial. Embora nas sociedades modernas quase não existam diferenças no tratamento entre canhotos e destros, há até não muito tempo, havia um grande estigma sobre as pessoas que tinham mais habilidade em seus membros esquerdos. A lista abaixo mostra algumas curiosidades pouco conhecidas sobre os canhotos:

Ser canhoto causa efeitos na saúde
Um estudo realizado sobre 1.400.000 pessoas indicou que os canhotos sofrem menos úlceras e artrite. Algumas teorias dizem ainda que eles são capazes de conservar melhor a memória ao envelhecer.

Mais burros ou mais inteligentes?
Um estudo da Peabody College mostrou que, entre as crianças precoces em matemática e línguas, há uma porcentagem alta de canhotos. Acredita-se que isso se dê por causa da habilidade desenvolvida diante da necessidade de se adaptar a um mundo de destros.

Ser canhoto influencia os gostos?   
Um estudo da Universidade de Toledo (Ohio, EUA) concluiu que os canhotos gostam mais de músicas alternativas, já que são mais flexíveis e estão mais dispostos a atualizar suas preferências.

- Publi-
Ad image

São irritados e medrosos?
As áreas do córtex cerebral que processam as emoções negativas apresentam maior atividade entre os canhotos, em especial as da ira e da hostilidade. Um estudo da Universidade de Queen Margaret mostrou que os canhotos sentem mais medo, e um estudo da Universidade de Abertay acrescenta que eles são mais tímidos.

São lutadores?
São melhores lutadores e costumam ganhar as brigas, já que, por sua peculiaridade, os destros têm menos oportunidades de treinar contra canhotos, o que poderá ser uma vantagem evolutiva em sociedades violentas.

Gostam de beber?
O pesquisador Kevin Denny descobriu que os canhotos bebem mais, embora não tenham razão para desenvolver essa desordem em maior grau que os destros.

Os cangurus são canhotos?
Cientistas da Universidade de São Petersburgo demonstraram que os cangurus também possuem lateralidade cerebral, porém são majoritariamente canhotos.

Quem são os canhotos famosos? 
Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin, Marie Curie, Albert Einstein, Bill Gates, Alexandre o Grande, Joana d’Arc, Mahatma Ghandi, Winston Churchill, Adolf Hitler, Simón Bolívar, Napoleão Bonaparte, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Pablo Picasso, Charles Chaplin, Mozart, Beethoven, Mark Twain, Lewis Carroll, Pelé, Maradona, Messi.

Fonte: El Huffington Post

Imagem: itakdalee/Shutteerstock.com

Compartilhe
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *