Senado aprova em 1º turno PEC que adia eleições para 15 de novembro

Tatanews
2 Min Read

O Senado aprovou nesta 3ª feira (23.jun.2020), em 1º turno, a PEC (proposta de emenda à Constituição) que adia as eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro. O placar final da votação foi de 67 votos a 8, com dias abstenções. Eram necessários ao menos 49 votos favoráveis para aprovar o texto. Ainda falta o 2º turno e a votação de destaques –trechos analisados separadamente.

O relator da matéria, Weverton (PDT-MA), também adiou por 40 dias –mesmo tempo do pleito– todos os prazos relacionados às eleições. Prazos que já venceram, entretanto, não serão alterados. Leia a íntegra (164 KB) da proposta apresentada por 27 senadores.

O adiamento das eleições é discutido por causa da pandemia da covid-19. Há o temor de que aglomerações causadas pelo processo eleitoral, na campanha e na votação, facilitem a disseminação do novo coronavírus. Depois de finalizada a análise dos senadores, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

O adiamento terá mais dificuldade para avançar entre deputados que entre senadores. Quando ficou claro que prorrogar mandatos era uma hipótese fora de cogitação, prefeitos que tentarão se reeleger passaram a fazer forte pressão sobre a Câmara para derrubar o projeto.

- Publi-
Ad image

A ideia é que o 1º turno passe de 4 de outubro para 15 de novembro e que o 2º mude de 25 de outubro para 29 de novembro. Assim, seria possível manter a posse dos eleitos em 1º de janeiro. Como os atuais prefeitos têm as máquinas municipais na mão e são, em geral, mais conhecidos que os potenciais adversários, levam vantagem se o pleito for realizado o mais cedo possível.

Fonte: Poder 360

Compartilhe
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *