TATA NEWS
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Reading: A desastrosa ideia do governo de taxar venda de livros porque “só ricos” leem
Compartilhe
Notification Ver Mais
Latest News
‘Para de criar alarde sem responsabilidade’: Andressa Urach é detonada na web após pedir perdão a Trump por ‘vandalismo’ em vídeo
notícias
Destaques dia 11 de julho
notícias
‘Pessoa ruim, falsa, mau-caráter’: viúva de produtor de Marília Mendonça detona Ruth Moreira após polêmica de seguro vir à tona
notícias
Jovem do MS é convocado para representar o Brasil em mundial de MMA
notícias
Neymar Jr. garante que as filhas terão que fazer força para gastar sua fortuna ao responder internauta
notícias
Aa
TATA NEWS
Aa
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Have an existing account? Sign In
Follow US
1-DESTAQUEBRASIL

A desastrosa ideia do governo de taxar venda de livros porque “só ricos” leem

Publicado 08/04/2021 Tags: Governo Bolsonaro taxar livros
Compartilhe
Compartilhe

Um dia depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, dizer ao mercado que as reformas econômicas devem avançar neste ano, a Receita Federal reacendeu a polêmica sobre a taxação dos livros. É que a Receita publicou um documento para tirar dúvidas sobre a reforma tributária e, no texto, diz que os livros podem ser taxados na reforma porque não são consumidos pelos brasileiros mais pobres.

“De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2019 (POF), famílias com renda de até 2 salários mínimos não consomem livros não-didáticos e a maior parte desses livros é consumida pelas famílias com renda superior a 10 salários mínimos. Neste sentido, dada a escassez dos recursos públicos, a tributação dos livros permitirá que o dinheiro arrecadado possa ser objetivo de políticas focalizadas”, defende a Receita Federal no documento, disponível no site do órgão.

A lógica da Receita Federal é que a isenção tributária que é garantida pela Constituição Federal para a venda de livros está beneficiando apenas os brasileiros mais ricos e, por isso, poderia ser revista. Desta forma, ainda de acordo com o órgão, o governo passaria a arrecadar dinheiro com essa tributação e poderia encaminhar esse recurso a políticas destinadas aos mais pobres.

No tira-dúvidas sobre a reforma tributária, a Receita argumentou, ainda, que “todos os benefícios fiscais e tratamentos diferenciados foram revistos com o objetivo de avaliar sua efetividade”, no sentido de “redução dos preços e estímulo ao consumo de bens meritórios”. E a avaliação da Receita foi de que “não existem avaliações que indiquem que houve redução do preço dos livros após a concessão da isenção da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins”.

Se depender da Receita Federal, portanto, a venda de livros passaria a ser tributada em 12%, que é a alíquota sugerida pelo governo para a Contribuição de Bens e Serviços (CBS) — imposto que deve unificar os tributos federais que incidem sobre o consumo na reforma tributária. A proposta, contudo, precisa passar pelo Congresso Nacional, que, como destacou Guedes nesta semana em conversa com o mercado, promete avançar com a reforma tributária ainda neste ano.

No Congresso e na sociedade civil, no entanto, há críticas à taxação dos livros. Afinal, a taxação pode tornar os livros mais caros e, assim, limitar ainda mais o acesso dos mais pobres à leitura.

Correio Braziliense

Tatanews 08/04/2021
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Compartilhe
Previous Article 3 pontos que explicam como EUA têm conseguido imunizar mais de 3 milhões por dia
Next Article Sesau abre vacinação noturna e pessoas de 61 anos começam ser imunizadas contra a covid
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TATA NEWS
Follow US

CNPJ: 17.577.340/0001-82 RAZÃO SOCIAL: TATA PROMOCOES EM TV E RADIO LTDA
Copyright 2015 - 2025. Todos os direitos reservados. E-mail: tatamarquesnews@gmail.com

  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS

Removed from reading list

Undo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?