Now Reading:

Bombeiros controlam incêndio de 4 km no Pantanal em 9 de janeiro

Font Selector
Sans Serif
Serif
Font Size
A
A
You can change the font size of the content.
Share Page

Meio Ambiente

Fumaça vista por gerente indicou fogo subterrâneo, conhecido como turfa

Por Cassia Modena | 09/01/2026 09:45

Bombeiros militares de Mato Grosso do Sul controlaram um incêndio que consumiu 4 quilômetros de vegetação na Fazenda Guanabara, no Pantanal do Nabileque. O combate às chamas iniciou após o gerente da propriedade avistar fumaça na região. O incêndio foi identificado como sendo de turfa, tipo subterrâneo que queima matéria orgânica abaixo do solo. A fazenda auxiliou no combate com funcionários, tratores e caminhão-pipa. Imagens de satélite confirmaram apenas pontos isolados de fumaça, sem focos aparentes de fogo.

Bombeiros militares de Mato Grosso do Sul controlaram, nesta manhã (9), um incêndio que consumiu 4 km de vegetação na Fazenda Guanabara, localizada no Pantanal do Nabileque.

Em vídeo enviado à reportagem, um dos combatentes confirma que restaram apenas alguns tocos de árvore queimando, mas que o fogo na área foi extinto. O trabalho começou na tarde de ontem (8).

O gerente da propriedade acionou a corporação após perceber a fumaça, que se intensificou durante a noite de quarta-feira (7). A área é cercada por alagados, por isso, o deslocamento dos bombeiros demorou. A fazenda disponibilizou funcionários, tratores e caminhão-pipa para ajudar no combate.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Pablo Diego Barros de Jesus, explicou que se tratou de um incêndio em turfa, um tipo de fogo subterrâneo que queima a matéria orgânica abaixo da superfície do solo. “Imagens de satélite confirmam a presença de fumaça em pontos isolados, sem focos aparentes de fogo, o que reforça o diagnóstico de incêndio subterrâneo,” reforçou.



Source link

Sbt