NEW!Incredible offer for our exclusive subscribers! Read More
1-DESTAQUEBRASILcovid19

Lewandowski autoriza inquérito sobre conduta de Pazuello em crise de Manaus

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta 2ª feira (25.jan) a abertura de investigação contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em relação à conduta do titular da pasta sobre a crise sanitária no Amazonas.

Com o aval do ministro, Pazuello será formalmente investigado por omissão. O ministro precisará depor à Polícia Federal, além de apresentar informações sobre as ações adotadas em Manaus.

A autorização ao STF foi solicitada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Entre os pontos do pedido está a informação de que o ministro da Saúde teve conhecimento sobre a crise no Amazonas com antecedência, mas demorou a enviar equipe técnica ao local. Também indica que Pazuello sabia da falta de oxigênio dez dias antes do colapso e aponta que o Ministério da Saúde enviou grandes quantidades do medicamento hidroxicloroquina – que não tem efeito comprovado contra o coronavírus – ao Amazonas.

Ainda não há data oficial para o depoimento. Deverá ser realizado em até cinco dias após Pazuello ser intimado. O local e horário serão definidos pelo ministro da Saúde.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) cuidará do inquérito. Lewandowski deu um prazo inicial de 60 dias para as investigações.

O estado do Amazonas tem passado por um colapso na saúde com superlotação de hospitais e falta de oxigênio. Confira a íntegra da decisão do STF:

Related posts
BRASIL

Lula defende fim da jornada 6x1 e fala sobre fraudes no INSS

1 Mins read
Em pronunciamento oficial pelo Dia do Trabalho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai aprofundar debate sobre a…
BRASIL

Para evitar prisão, traficante que paga propina a PMs montou estrutura para fazer lipoaspiração em casa no Complexo do Alemão

1 Mins read
Um dos chefes da facção Comando Vermelho, o traficante Phillip da Silva Gregório, o Professor, de 37 anos, comanda a compra de…
BRASIL

Câmara instala comissão para debater isenção de IR até R$ 5 mil e nova faixa de progressividade até R$ 7 mil

1 Mins read
– A Câmara dos Deputados instalou uma comissão especial para debater a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *