Realizado neste sábado (23/07) pelo Sistema Fiems em parceria com o Sebrae/MS, o “Minha Chance”, maior programa de qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, atraiu 1.862 pessoas e realizou 520 atendimentos. O evento, que começou às 8h e terminou às 15 horas, no bairro Moreninha 3, em Campo Grande (MS), levou à população inscrições para cursos de qualificação profissional do Senai gratuitos, vagas de emprego, atendimento e orientações aos empreendedores do bairro, oficina de panificação e palestras.
O diretor da Fiems Julião Gaúna destacou que a instituição tem desempenhado um papel fundamental para ajudar o Estado a sanar o déficit de mão de obra, além de oferecer crescimento e renda para quem precisa. “Temos 20 mil vagas de emprego abertas em Mato Grosso do Sul. Oferecer essa oportunidade e vir até os bairros significa gerar renda, riquezas, crescimento e prosperidade para Mato Grosso do Sul”, afirmou.
O chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, reforçou a importância que o evento tem e a reponsabilidade em ajudar a preencher as vagas disponíveis no mercado. “Nós queremos trazer essas oportunidades direto pra as pessoas que estão precisando dessas 20 mil vagas. E não basta preenchê-las, precisamos qualificar essa mão de obra. Essa é a segunda edição e vamos continuar e avançar com o Minha Chance para alcançar todos que precisam”, pontuou.
Na avaliação do diretor superintendente em exercício do Sebrae, Tito Estanqueiro, o desafio da mão de obra e qualificação só será sanado com boas estratégias e a ação tem levado isso para quem precisa. “Não é impossível, mas as pessoas precisam querer abraçar essa chance. O Sebrae está aqui para orientar, trazer qualificação e preparar esses interessados”, disse.
Também presente ao evento, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, elogiou a iniciativa e ressaltou que o Estado precisa de iniciativas como essa. “Mato Grosso do Sul está recebendo muitos investimentos, novos empreendimentos, recrutar e qualificar mão de obra é um ponto fundamental nesse processo”, salientou.
Para o diretor executivo do SBT MS, Maurício Andreoli, a parceria não poderia ter dado mais certo. “É geração de emprego, renda para a população, e nós temos muito prazer em estarmos juntos nessa parceria, o programa tem um apelo muito forte e ajuda a atrair essas pessoas que estão buscando uma oportunidade, precisamos divulgar e fazer o ‘Minha Chance’ crescer ainda mais”, reforçou.
Para população, evento representou oportunidade de mudar de vida
Luiz Batista foi um dos primeiros a chegar no evento. Antes mesmo de os portões serem abertos ele já aguardava na fila com grande expectativa. “Atualmente eu trabalho com reciclagem, quero muito melhorar de vida e um novo emprego seria uma grande oportunidade para isso. Vou conversar com as empresas e buscar uma nova chance. Tomara que dê tudo certo, eu acredito”, disse.
Já Rosivaldo Ferreira está desempregado há alguns meses. Com experiência na área de limpeza ele veio buscar uma vaga como auxiliar e já foi encaminhado para entrevista. “Eu estou desempregado e uma oportunidade seria maravilhoso. Já vim aqui para a fila da Funtrab e tenho certeza de que daqui sairá essa chance que eu estou esperando”, contou.
Ana Flávia dos Santos também não perdeu a chance de conhecer as oportunidades oferecidas pelo programa e foi até o Senai para conhecer os cursos, onde já se interessou pela panificação. Desempregada, essa pode ser a chance de um recomeço. “Tenho meus filhos, sou dona de casa, seria bom ter uma renda. Vou analisar os cursos e aproveitar para aprender uma nova profissão”, finalizou.
Confira um pouco como foi em imagens:
Fonte: FIEMS | SESI | SENAI | IEL | Dicom