O Parque Estadual Matas do Segredo, localizado em Campo Grande, na saída para Cuiabá (MT), passa a contar com regras de visitação para atender ao Plano de Manejo, pois o local foi criado para proteger a vegetação e as bacias hidrográficas – incluindo as que abastecem um dos principais córregos da cidade e que dá nome à área protegida. Segundo o texto, o parque, de 177 hectares, deverá receber até 395 visitantes por dia para caminhadas, trilhas, ciclismo e passeios em grupo.
O Parque Estadual Matas do Segredo, em Campo Grande, implementa novas regras de visitação para proteger sua vegetação e nascentes. Com uma área de 177 hectares, o parque limitará a entrada a 395 visitantes diários, com horários específicos para visitas guiadas e restrições aos domingos e segundas-feiras. Os visitantes poderão explorar trilhas e praticar atividades como mountain bike e birdwatching, com sinalização e materiais informativos disponíveis. O regulamento proíbe ações como uso de aparelhos sonoros e coleta de vegetação. O agendamento para visitas será feito eletronicamente, e não há cobrança de ingresso.
Para as visitas guiadas, a limitação é de terça a sextas, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados pela manhã, com agendamento. Quem vai sem guia, pode frequentar o parque de segunda a sábado.
Aos domingos e segundas-feiras, o parque permanece fechado para manutenção. Não há cobrança de ingresso para frequentar o local. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (67) 99241-7166
O parque oferece trilhas conduzidas por guardas ou monitores, e as pessoas podem circular sozinhas, escolhendo os caminhos que pretendem explorar em meio à natureza. “Os visitantes contarão com placas interpretativas e informativas, sinalização direcional, mapas, aplicativos ou outros materiais explicativos que orientarão o trajeto e fornecerão informações sobre os pontos de interesse ao longo do percurso”, consta no plano, publicado hoje no Diário Oficial.
Há trechos acidentados em que as pessoas podem praticar mountain bike (ciclismo em trilhas irregulares) e fazer passeios para apreciação de aves, prática conhecida como birdwatching. Para controlar as pessoas que circularão sozinhas, fará-se o controle de acesso, com coleta de dados e alerta sobre cuidados.
Número de visitantes – Pelo plano, para grupos, serão até 150 pessoas, mesma quantidade para visitantes individuais; para quem aprecia a observação de aves, serão 45 pessoas por dia. Em caso de grupos para a prática, serão permitidos até quatro por dia. E para praticantes de mountain bike, serão 50 acessos. Menores de idade poderão frequentar o parque acompanhados, sendo que crianças de até seis anos devem estar com familiares ou tutores.
A agenda de visitação regular será disponibilizada a partir do primeiro dia útil do mês corrente para o mês subsequente, por meio de agendamento eletrônico, via site institucional, telefone ou WhatsApp.
O regulamento traz uma série de vedações, como uso de aparelhos sonoros, deixar resíduos no parque ou nos córregos e nascentes, caça e pesca, uso do fogo ou cigarro, coleta de vegetação ou bichos. O parque ainda é utilizado para pesquisas e os envolvidos podem fazer mediante contato com a administração para estudos autorizados . O Imasul disciplinará o uso para pesquisas.
Não há comercialização de alimentos no parque, mas os visitantes podem levar lanche.
O parque foi criado no ano de 2000. Mais informações podem ser encontradas na página do Imasul ou no perfil no Instagram: @pemssegredo.









