Senado dos EUA decide que impeachment de Trump é constitucional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Veredito foi por 56 votos a 44. Julgamento continua na semana seguinte

O Senado dos Estados Unidos decidiu nesta terça-feira (9.fev) a abrir formalmente o segundo julgamento de impeachment contra Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. Em decisão, o Senado julgará Trump por crime constitucional, anulando o pedido da defesa para que o processo fosse julgado como inconstitucional.

O ex-presidente é acusado de “instigação à insurreição”, por seu papel no brutal ataque ao Capitólio em 6 de janeiro, dia em que os parlamentares confirmaram o resultado das eleições vencidas pelo democrata Joe Biden.

Após 4 horas de debates, por 56 a 44 votos, os senadores decidiram seguir com o processo contra Donald Trump. Seis senadores republicanos votaram com os democratas a favor da constitucionalidade do processo. A acusação apresentou como recurso o vídeo da violência explícita dos apoiadores do ex-presidente no dia do ataque.

O julgamento continua na próxima semana, mas não quer dizer que o ex-presidente será condenado. Para ser confirmada, a condenação de Trump precisa do aval de 67 dos 100 senadores. Para isso, 11 republicanos precisarão mudar de lado.

Assista à reportagem completa do SBT Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Veja também…