TATA NEWS
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Reading: Vacina da Pfizer pode chegar ao Brasil no 1º trimestre de 2021, diz executivo
Compartilhe
Notification Ver Mais
Latest News
Apos IA de Elon Musk elogiar Hitler, empresa pede desculpas pelo que chamou de “falha em atualização de código”
notícias
‘Para de criar alarde sem responsabilidade’: Andressa Urach é detonada na web após pedir perdão a Trump por ‘vandalismo’ em vídeo
notícias
Destaques dia 11 de julho
notícias
‘Pessoa ruim, falsa, mau-caráter’: viúva de produtor de Marília Mendonça detona Ruth Moreira após polêmica de seguro vir à tona
notícias
Jovem do MS é convocado para representar o Brasil em mundial de MMA
notícias
Aa
TATA NEWS
Aa
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Have an existing account? Sign In
Follow US
BRASILcovid19DESTAQUE

Vacina da Pfizer pode chegar ao Brasil no 1º trimestre de 2021, diz executivo

Publicado 13/11/2020
Compartilhe
FILE PHOTO: Vials with a sticker reading, "COVID-19 / Coronavirus vaccine / Injection only" and a medical syringe are seen in front of a displayed Pfizer logo in this illustration taken October 31, 2020. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
Compartilhe

O presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, afirmou que da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica pode estar disponível no 1º trimestre de 2021. A declaração foi em 1 simpósio online promovido pela Academia Nacional de Medicina nesta 5ª feira (12.nov.2020).

“Ainda estamos trabalhando fortemente com o governo brasileiro para tentar acelerar a disponibilidade o mais rápido possível. Tenho esperança de que no 1º trimestre do próximo ano poderíamos estar contando com essa vacina disponível no Brasil”, disse Murillo. Ele explicou que a empresa e o governo ainda estão em negociação.

A farmacêutica afirmou, em nota, que “o pedido de aprovação do registro no país dependerá da submissão de dados de eficácia de segurança”, mas não citou datas. Eis a íntegra (247 KB) do comunicado.

O executivo afirmou ainda que a Pfizer apresentou uma embalagem especial que consegue conservar a vacina a -70°C por até 15 dias utilizando gelo seco. O imunizante usa o RNA mensageiro e as doses precisam ser refrigeradas em freezers muito mais potentes que os disponíveis em postos de vacinação.

A proposta da farmacêutica é negociar as embalagens junto com as vacinas, para que possam ser entregues dessa forma nos postos de vacinação. Depois da retirada dessa caixa, a vacina pode ficar em um refrigerador comum por até 5 dias.

“Não é 1 tema simples e tampouco resolve a logística, mas muda muito o esquema de pensar que 1 país precisaria, para cada centro de vacinação, ter 1 ultrafreezer”, pontuou Murillo.

Assista na íntegra a participação de Carlos Murillo no simpósio. O presidente da Pfizer no Brasil começa a falar em 27 minutos e 30 segundos. Ele comenta os prazos para o Brasil em 53 minutos e 42 segundos:

TESTES
A vacina em desenvolvimento pela Pfizer, em parceria com a alemã BioNtech, está em testes clínicos no Brasil desde julho e também precisará de registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim como a autoridade regulatória europeia, a Anvisa adotou 1 modelo de submissão contínua, em que os documentos exigidos para o registro começam a ser avaliados em etapas, antes da conclusão dos experimentos.

Segundo Murillo, a partir da conclusão dos testes de fase 3, ainda em novembro, todos os documentos serão encaminhados para a Anvisa.

A empresa ainda negocia com o governo brasileiro a possibilidade de fornecer a vacina ao SUS (Sistema Único de Saúde). Diferentemente das vacinas da Sinovac e da AstraZeneca/Oxford, o acordo não deve prever transferência de tecnologia em um 1º momento, porque, segundo Murillo, a Pfizer e a Biontech optaram por concentrar a produção em unidades mais avançadas nos Estados Unidos e na Alemanha durante a pandemia.

“Na 1ª etapa, a produção é centralizada. É a forma mais rápida de sair com a vacina. Passada a pandemia, a Pfizer vai avaliar e ver opções que permitam, como o Brasil, fazer a transferência de tecnologia”, explicou o executivo.

Murillo não disse qual o preço da vacina, mas adiantou que há três faixas de preço oferecidas ao mercado global: uma para os países desenvolvidos, uma para os países de renda média, como o Brasil, e uma para os países mais pobres. Segundo ele, a Pfizer investiu 2 bilhões de dólares de recursos próprios no desenvolvimento da vacina.

VACINAÇÃO NOS EUA
A Pfizer espera obter o registro de sua vacina contra a covid-19 na FDA (Food and Drug Administration, a agência do Departamento de Saúde dos Estados Unidos) em dezembro, o que permitiria iniciar a vacinação nos Estados Unidos ainda neste ano. Murillo afirmou que 50 milhões de doses estarão disponíveis ainda em 2020, e o total para o ano que seguinte chega a 1,3 bilhão de doses para todo o mundo.

A companhia calcula cumprir os requisitos exigidos pela FDA para completar a solicitação de registro na 3ª semana de novembro. A partir daí, a avaliação da agência deve durar cerca de 1 mês, e a concessão do registro de uso emergencial sairia ainda em 2020.

Os testes clínicos da Pfizer/Biontech envolvem cerca de 44 mil pessoas, sendo 3 mil no Brasil. Uma das exigências da FDA é que metade dos participantes do estudo tenha recebido a vacina há pelo menos 2 meses. A outra exigência é que ao menos 164 pessoas que participaram do estudo desenvolvam a doença, já que metade dos voluntários não foi imunizada.

A importância de aplicar placebo em metade dos participantes do estudo é comparar se o grupo vacinado de fato ficou protegido, já que se expôs à doença na mesma região e no mesmo período que os pacientes não imunizados. Quando divulgou os resultados preliminares no início desta semana, que apontaram eficácia de mais de 90%, o número de voluntários que desenvolveram covid-19 estava em 94.

Com informações da Agência Brasil.

Tatanews 13/11/2020
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Compartilhe
Previous Article Deputado Tio Trutis é preso pela PF por posse ilegal de arma de fogo
Next Article Descubra nesse vídeo qual a diferença entre Brasil e USA quando o assunto é Pólvora
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TATA NEWS
Follow US

CNPJ: 17.577.340/0001-82 RAZÃO SOCIAL: TATA PROMOCOES EM TV E RADIO LTDA
Copyright 2015 - 2025. Todos os direitos reservados. E-mail: tatamarquesnews@gmail.com

  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS

Removed from reading list

Undo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?