Now Reading:

ALEMS ganha 11 posições no ranking nacional da transparência

Font Selector
Sans Serif
Serif
Font Size
A
A
You can change the font size of the content.
Share Page

Segundo o ranking Radar da Transparência Pública, organizado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas), a Alems saltou do 17⁰ para 6⁰ lugar.

Para o presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), a nova classificação é motivo de orgulho.

A Assembleia Legislativa de MS fica em 6º lugar em transparência (Foto: Alems)

“Formamos uma comissão para melhorar todas as informações, já que fomos muito questionados pela imprensa, então hoje quero dizer que saltamos em um índice considerável, foi a segunda Assembleia que teve o melhor desempenho em termos de transparência, revelou o presidente durante a sessão ordinária.

Dentre os critérios avaliados estão a divulgação de informações institucionais, em que a ALEMS atingiu 100% de transparência, mesmo índice quanto à transparência com as despesas. Segundo o secretário Jurídico e Legislativo, Gustavo Giacchini, dentre as ações que elevaram o ranking está o reordenamento do Portal da Transparência.

“Readequamos esta aba do site oficial para facilitar o entendimento do usuário e o acesso às informações. Tudo está em Diário Oficial, mas também colocamos ali para que, ‘em dois cliques’, as pessoas possam consultar mais rapidamente. Alguns exemplos são a nossa lista de estagiários, as tomadas de contas do Poder Executivo e o fato de escrevermos, claramente, que não há informações sigilosas, pois não bastava não ter ali – por não existirem – mas também temos que explicar isso. E modernizamos o espaço online para dar ainda mais acessibilidade”, detalhou.

O ranking ainda traz um comparativo entre os legislativos de Mato Grosso do Sul, com avaliações entre as 79 Câmaras Municipais e a Assembleia Legislativa. Nesta avaliação, entre as 80 Casas Legislativas no estado, a Alems saltou de 69º lugar para o 2º lugar.

Entre os poderes estaduais avaliados, Executivo, Tribunal de Contas, Ministério Público, Judiciário, Defensoria e Legislativo, a Assembleia Legislativa saltou de último lugar em 2022 para 3º lugar em 2023, sendo o único órgão estadual com variação positiva.

No comparativo de todas as 164 instituições estaduais dos poderes avaliados no estado, a Alems fica em 6º lugar em transparência.

Quando se compara o nível de variação positiva do índice, a Alems saltou de “nível básico” para “elevado”, e ocupa o 3º lugar no estado com a maior variação positiva.

Para efeitos de comparação, veja este arquivo com os gráficos de todos os índices citados elaborado pela Secretaria Jurídica e Legislativa. O ranking Radar da Transparência Pública é uma ação colaborativa entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, os Tribunais de Contas (TCs), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas), a Abracom (Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios) e o Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno).

Sbt
Related Posts
Explore more content that matches your interests with these suggestions!
2024 11 13 10 15 42 c141b848 507d 4c8b 9e24 74b06a2ff0dd (1)
13/11/2024

Na sessão desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a pauta exclusiva, de forma nominal e aberta, além de por...

01.11.2024 16.01.23 REC
01/11/2024

O deputado Paulo Corrêa já tem assinaturas suficientes para permanecer à frente da Primeira Secretaria do Legislativo. Ele contabilizou dezesseis assinaturas, ou seja, dois terços...

OIP
23/09/2024

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), sob a coordenação do presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP) (foto), realizou nesta quarta-feira (18)...

2024 09 18 12 20 11 da03d8ba 548d 4b68 bfe9 a1961bbebdd5
22/09/2024

Na sessão ordinária desta quarta-feira (18), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram seis proposições. O destaque foi o Projeto...