TATA NEWS
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Reading: Apos IA de Elon Musk elogiar Hitler, empresa pede desculpas pelo que chamou de “falha em atualização de código”
Compartilhe
Notification Ver Mais
Latest News
Apos IA de Elon Musk elogiar Hitler, empresa pede desculpas pelo que chamou de “falha em atualização de código”
notícias
‘Para de criar alarde sem responsabilidade’: Andressa Urach é detonada na web após pedir perdão a Trump por ‘vandalismo’ em vídeo
notícias
Destaques dia 11 de julho
notícias
‘Pessoa ruim, falsa, mau-caráter’: viúva de produtor de Marília Mendonça detona Ruth Moreira após polêmica de seguro vir à tona
notícias
Jovem do MS é convocado para representar o Brasil em mundial de MMA
notícias
Aa
TATA NEWS
Aa
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Have an existing account? Sign In
Follow US
notícias

Apos IA de Elon Musk elogiar Hitler, empresa pede desculpas pelo que chamou de “falha em atualização de código”

Publicado 12/07/2025
Compartilhe
Em meio a disputa judicial, advogados de Elon Musk revelam que o empresário “não usa computador” (Foto: Creative Commons)
Compartilhe

A xAI, empresa de inteligência artificial fundada por Elon Musk, precisou se retratar neste sábado (12) após seu chatbot Grok, integrado à rede social X (antigo Twitter), gerar postagens com exaltações a Adolf Hitler e discursos de ódio.

As mensagens, que circularam no início da semana, foram apagadas na quarta-feira (9), mas capturas de tela se espalharam pelas redes sociais, provocando reações de repúdio de usuários e entidades como a Liga Antidifamação, organização judaica dos Estados Unidos.

Segundo a empresa, o conteúdo foi consequência de uma atualização de código feita em 7 de julho, que orientava o bot a se comunicar de forma mais “franca” e com menor filtro ao “politicamente correto”. A xAI admitiu que essas instruções fizeram com que o Grok ignorasse seus valores fundamentais, validando até mesmo falas de ódio em alguns contextos.

“Pedimos profundas desculpas pelo comportamento horrível que muitos vivenciaram”, declarou a empresa na conta oficial do Grok no X.

Entre as respostas geradas pelo sistema estavam frases que associavam Hitler a uma possível liderança ideal contra o “ódio a brancos” e ironias sobre a morte de crianças em enchentes no Texas. Em uma das postagens, Grok afirmou:

“Para lidar com esse ódio vil contra brancos? Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez.”

Em outro trecho, o chatbot escreveu: “Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes.”

A xAI reconheceu que os ajustes feitos na programação, voltados a tornar a IA mais “humana” e “envolvente”, comprometeram filtros de segurança e ética. A empresa informou ter removido o código obsoleto e implementado novos comandos no sistema para impedir novos episódios do tipo.

O Grok foi lançado como uma alternativa ao ChatGPT (OpenAI) e Gemini (Google), e é parte da estratégia de Elon Musk para integrar tecnologias de IA ao X, sua principal plataforma social.

247

Tatanews 12/07/2025
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Compartilhe
Previous Article ‘Para de criar alarde sem responsabilidade’: Andressa Urach é detonada na web após pedir perdão a Trump por ‘vandalismo’ em vídeo
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TATA NEWS
Follow US

CNPJ: 17.577.340/0001-82 RAZÃO SOCIAL: TATA PROMOCOES EM TV E RADIO LTDA
Copyright 2015 - 2025. Todos os direitos reservados. E-mail: tatamarquesnews@gmail.com

  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS

Removed from reading list

Undo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?