Arquidiocese lança primeira escola de comunicação católica em MS

Curso presencial aos sábados terá formação em marketing digital, fotografia e produção de conteúdo pastoral Dom Dimas apresenta a Escola de Comunicação (Foto: Juliano Almeida) A Arquidiocese de Campo Grande lançou neste sábado a Escola Arquidiocesana de Comunicação São Carlo Acutis, considerada a primeira escola de comunicação católica de Mato Grosso do Sul. A aula...


Curso presencial aos sábados terá formação em marketing digital, fotografia e produção de conteúdo pastoral

Dom Dimas apresenta a Escola de Comunicação (Foto: Juliano Almeida)

A Arquidiocese de Campo Grande lançou neste sábado a Escola Arquidiocesana de Comunicação São Carlo Acutis, considerada a primeira escola de comunicação católica de Mato Grosso do Sul. A aula magna de abertura foi ministrada pelo arcebispo metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa, com o tema “A Comunicação da Igreja no Brasil e seu Diretório”.

A Arquidiocese de Campo Grande inaugurou a Escola Arquidiocesana de Comunicação São Carlo Acutis, primeira instituição do gênero em Mato Grosso do Sul. O projeto, apresentado pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, visa capacitar agentes pastorais em comunicação para atividades da Igreja.Com início previsto para 18 de abril, as aulas presenciais acontecerão aos sábados em paróquias de Campo Grande. O curso abordará temas como marketing digital, fotografia pastoral, produção de vídeos e redação, atendendo entre 80 e 90 alunos em sua primeira turma, com duração de dois meses.

O evento foi realizado na Paróquia Santo Agostinho de Hipona, no bairro Taveirópolis. Dom Dimas explicou que a proposta é capacitar agentes pastorais e interessados em comunicação para atuação nas atividades da Igreja. Ao longo de 2026, os participantes terão aulas sobre identidade do comunicador católico, planejamento e noções de marketing digital para evangelização, criação de conteúdo com fotografia pastoral e produção de vídeo, artes e integração pastoral, além de redação e produção de textos.

Arquidiocese lança primeira escola de comunicação católica em MS
Fiéis católicos lotam a Paróquia Santo Agostinho de Hipona (Foto: Juliano Almeida)

As aulas serão presenciais e ocorrerão aos sábados, a partir do dia 18 de abril, das 14h às 17h, em paróquias de Campo Grande. O local de cada encontro será informado previamente. A primeira aula terá como tema “Identidade do comunicador católico”.

Segundo Dom Dimas, a escolha pelo formato presencial foi intencional, mesmo com a gravação do conteúdo. “Nada substitui o presencial, sobretudo para criar unidade no grupo”, afirmou. O material também será disponibilizado posteriormente para outros interessados.

A primeira turma terá entre 80 e 90 vagas e duração de dois meses. De acordo com o arcebispo, o conteúdo foi estruturado após ouvir as demandas da comunidade, que incluem desde fotografia e filmagem até noções de redação. As aulas serão ministradas por profissionais da área, com apoio de monitorias.

Arquidiocese lança primeira escola de comunicação católica em MS
Dom Dimas durante a aula inaugural da Escola Arquidiocesana de Comunicação (Juliano Almeida)

Dom Dimas destacou que a iniciativa responde à necessidade crescente de qualificação na comunicação da Igreja. “A Igreja usa muito a comunicação e precisa preparar as pessoas para multiplicarem isso”, explicou.

Embora existam iniciativas semelhantes em outras regiões do país, esta é a primeira escola do tipo no estado. Durante a entrevista, o arcebispo também mencionou a articulação de um grupo de influenciadores católicos ligado à arquidiocese, com mais de uma centena de participantes, voltado à produção e disseminação de conteúdos nas redes sociais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link