Quarto onde João Paulo II dormiu há 35 anos pode ser visitado na Capital

Uma cama arrumada, escrivaninha, cadeira, luminárias e até as louças usadas naquela passagem por Campo Grande continuam preservadas 35 anos depois. O quarto onde São João Paulo II dormiu durante visita à Capital, em 1991, pode ser conhecido gratuitamente pelo público novamente. O ambiente fica no Memorial da Missão Salesiana de Mato Grosso, no Centro,...


Uma cama arrumada, escrivaninha, cadeira, luminárias e até as louças usadas naquela passagem por Campo Grande continuam preservadas 35 anos depois. O quarto onde São João Paulo II dormiu durante visita à Capital, em 1991, pode ser conhecido gratuitamente pelo público novamente.

O ambiente fica no Memorial da Missão Salesiana de Mato Grosso, no Centro, e conserva os móveis e objetos utilizados pelo pontífice durante a estadia.

João Paulo II chegou à sede da Missão Salesiana às 19h56 do dia 16 de outubro de 1991 e passou a noite no local. No dia seguinte, celebrou uma missa campal que reuniu milhares de fiéis na região onde atualmente fica a Praça do Papa.

Desde então, o quarto foi preservado. Além da cama, estão no espaço a escrivaninha, cadeira, luminárias, genuflexório, crucifixo, quadros, roupa de cama e louças.

Outro objeto guardado é o cálice usado por João Paulo II durante uma celebração na Capela da Missão. Após a visita, o próprio pontífice presenteou a instituição com a peça.

Em outubro deste ano, a passagem de João Paulo II por Campo Grande completa 35 anos.

O ambiente integra o Memorial da Missão Salesiana de Mato Grosso, inaugurado em maio deste ano para reunir objetos e documentos de mais de 130 anos da presença salesiana na região.

O acervo passa por diferentes períodos dessa história, com registros ligados à educação, missões indígenas, formação profissional e atuação social em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Oeste Paulista.

Entre as peças e documentos estão registros da primeira gráfica de Mato Grosso, das antigas Escolas de Ofício e das missões junto aos povos indígenas.

O memorial também apresenta personagens ligados a essa trajetória, entre eles Dom Francisco de Aquino Corrêa, que foi bispo, governador de Mato Grosso e autor da letra do Hino de Mato Grosso.

A visitação ao memorial e ao quarto de João Paulo II é gratuita, mas precisa ser agendada.

O espaço fica na Rua Barão do Rio Branco, 1811, no Centro de Campo Grande. Escolas, grupos e demais interessados podem solicitar o agendamento pelo e-mail memorial@missaosalesiana.org.br ou pelo WhatsApp (67) 8194-0708.

João Paulo II chegou à sede da Missão Salesiana às 19h56 do dia 16 de outubro de 1991 e dormiu no local



Source link