TATA NEWS
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Reading: Milei poupa Lula e faz discurso com críticas ao socialismo
Compartilhe
Notification Ver Mais
Latest News
Shows de Léo Lins seguem esgotados em meio à polêmica de prisão
notícias
Câmara autoriza licença de 127 dias para Carla Zambelli
notícias
Instituição faz ação social para moradores das Moreninhas e região
notícias
Professora de Campo Grande leva histórias de MS para a Bienal do Livro
notícias
‘Tem que ir para a cadeia’: vilã na novela ‘Vale Tudo’, Debora Bloch é envolvida por Rafinha Bastos na condenação de Léo Lins à prisão
notícias
Aa
TATA NEWS
Aa
  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS
Have an existing account? Sign In
Follow US
#MUNDO

Milei poupa Lula e faz discurso com críticas ao socialismo

Em pronunciamento, lido a uma plateia lotada de ativistas de direita, e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no palco, Milei discorreu sobre os males do socialismo e denunciou a oposição a suas reformas econômicas na Argentina

Publicado 08/07/2024
Compartilhe
Compartilhe

(FOLHAPRESS) – O presidente da Argentina, Javier Milei, poupou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de críticas e optou por um discurso mais contido neste domingo (7) durante a Cpac, conferência conservadora realizada em Balneário Camboriú (SC).

Em pronunciamento, lido a uma plateia lotada de ativistas de direita, e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no palco, Milei discorreu sobre os males do socialismo e denunciou a oposição a suas reformas econômicas na Argentina.

Para a diplomacia brasileira, que vinha prometendo reagir a provocações o tom burocrático do argentino foi um alívio.

“Em nome da justiça social, os socialistas cometeram atrocidades, inventando mercados cativos para empresários amigos, violaram direitos fundamentais de uns e outros”, afirmou.

Ele subiu ao palco como um rockstar, balançando os braços freneticamente, mas o que se viu em sua fala foi algo anticlimático para quem esperava uma oratória no mesmo nível.
De maneira sintomática, ficou impávido quando a multidão entoou o grito de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”

A única referência mais direta ao Brasil foi feita de passagem. Em determinado momento, citou “a perseguição judicial que sofre nosso amigo Jair Bolsonaro aqui”, em referência aos processos contra o ex-presidente.

Nominalmente, fez poucas referências a líderes de esquerda, concentrando-se sobretudo no ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Para Milei, Maduro, que concorrerá numa eleição em 28 de julho, seria o símbolo do socialista que usa a pobreza como instrumento para se manter no poder. “Vejam como vive a família de Maduro, são todos multimilionários. Eles perderam o direito de falar de justiça”, afirmou.

Outro mencionado foi o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que tentou se manter no poder mesmo com decisão contrária da Justiça de seu país. O argentino repetiu a acusação, sem provas, de que o atual chefe de Estado do país, Luis Arce, tentou engendrar um autogolpe. Milei também citou o que chamou de “ditaduras assassinas” de Cuba e Nicarágua.

Em uma fala de 25 minutos, que leu em ritmo acelerado, o líder argentino fez um longo histórico sobre as mazelas do socialismo, em seu país, na América Latina e no mundo como um todo.

“Os governos socialistas tomam medidas artificiais, e em um primeiro momento a economia cresce. Eles se enamoram com a popularidade e então aumentam indiscriminadamente os gastos públicos. Quando o dinheiro acaba, aumentam impostos para arrecadar mais”, disse.

Isso, na visão do presidente argentino, sustenta uma “bonança fictícia”. Ao fim do processo, emitem moeda para manter o gasto artificialmente, gerando um processo hiperinflacionário. “O custo de tudo isso tarde ou cedo paga toda a população”, concluiu.

Como um professor, embasou suas críticas ao socialismo citando autores liberais como o austríaco Friedrich Hayek (1899-1992) e o americano Thomas Sowell, 94.

“É falso que a esquerda seja a ideologia dos pobres e dos oprimidos. Cada vez fica mais claro que é a ideologia dos milionários. A pobreza é instrumento para que se pregue o socialismo”, declarou. Em seguida, bradou, num dos momentos mais aplaudidos do discurso: “Basta ao socialismo do século 21!”.

Também repetiu seu mote da defesa da liberdade de expressão e ironizou os que defendem restrições para “não ferir as sensibilidade de ninguém”. Neste momento, afinou a voz e balançou a cabeça, divertindo a plateia.

“A história do mundo é testemunho de que isso é instrumento de opressão e censura. São coisas que parecem distantes e abstratas, mas quem vê o que lamentavelmente começa a acontecer hoje aqui no Brasil pensa duas vezes.”

O presidente argentino ainda defendeu as reformas econômicas que vem promovendo no país, baseadas em corte drástico de gastos públicos, e criticou a oposição por tentar impedi-las. Lembrou que sofreu a greve geral “mais rápida da história” e protestos na frente do Congresso “para nos chantagear”.

Prometeu seguir em frente, no entanto. “Vamos sair da miséria com ou sem apoio dos socialistas. Temos o compromisso indeclinável de cumprir com a vontade da maioria dos eleitores”, disse. “Não passarão, não conseguirão, vamos levar o país adiante”, acrescentou.

Apesar de não ter feito uma fala incendiária como muitos esperavam, Milei foi muito aplaudido ao final. Repetiu por duas vezes seu bordão “Vila la libertad, carajo!” e depois levantou o braço de Bolsonaro em cima do palco, antes de lhe dar um abraço.

Foi embora após novamente agitar os braços freneticamente para a plateia, e ao som de rock argentino em alto volume.

Tatanews 08/07/2024
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Compartilhe
Previous Article Sérgio Reis anuncia internação em hospital após ser indiciado pela PF
Next Article Semáforo desligado causa acidente e motociclista é socorrido em estado grave
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TATA NEWS
Follow US

CNPJ: 17.577.340/0001-82 RAZÃO SOCIAL: TATA PROMOCOES EM TV E RADIO LTDA
Copyright 2015 - 2025. Todos os direitos reservados. E-mail: tatamarquesnews@gmail.com

  • TATA
  • notícias
  • SOLIDARIEDADE
  • MS

Removed from reading list

Undo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?