Condenado por homicídio em MT é preso em MS após 17 anos

Vista aérea da região central de Rio Brilhante. (Foto: Prefeitura de Rio Brilhante) Rafael Floripes de Souza, de 38 anos, condenado por homicídio em Sinop (MT), foi preso nesta terça-feira (28) no distrito de Prudêncio Thomaz, em Rio Brilhante, a 163 quilômetros de Campo Grande, após ser identificado durante patrulhamento da Polícia Militar na região...


Vista aérea da região central de Rio Brilhante. (Foto: Prefeitura de Rio Brilhante)

Rafael Floripes de Souza, de 38 anos, condenado por homicídio em Sinop (MT), foi preso nesta terça-feira (28) no distrito de Prudêncio Thomaz, em Rio Brilhante, a 163 quilômetros de Campo Grande, após ser identificado durante patrulhamento da Polícia Militar na região central.

Rafael Floripes de Souza, 38 anos, condenado a 16 anos e sete meses por homicídio ocorrido em 2008 em Sinop (MT), foi preso após 17 anos foragido em Rio Brilhante (MS). Ele foi capturado durante patrulhamento da Polícia Militar ao agir de forma suspeita. A vítima, Adriano Nonato da Silva, 25 anos, foi morta com golpes de madeira por uma dívida. Rafael será transferido ao sistema prisional.

A equipe fazia ronda de rotina quando percebeu atitude suspeita do homem. Ao notar a aproximação da viatura, Rafael mudou o trajeto de forma repentina, o que levantou suspeita e levou os policiais a realizarem a abordagem.

Durante a identificação, os militares consultaram os sistemas de segurança e confirmaram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. A ordem judicial foi expedida pela comarca de Sinop, onde ocorreu o crime.

Rafael foi detido no local e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. Ele permanece à disposição da Justiça e deve ser transferido ao sistema prisional para cumprimento da pena.

O homem foi condenado a 16 anos e sete meses de prisão pelo assassinato de Adriano Nonato da Silva, de 25 anos, ocorrido em outubro de 2008, no bairro Jardim dos Ipês, em Sinop.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, a vítima foi morta com golpes de madeira em um terreno baldio. A investigação apontou que três pessoas participaram do crime.

A motivação, segundo apurado, foi uma dívida entre Adriano e os envolvidos. O caso teve repercussão à época pela violência empregada na ação.

Um dos suspeitos morreu antes de ser julgado. Outro foi levado a júri popular em 2018, quando recebeu pena de 14 anos de prisão em regime fechado. Ele foi preso no ano seguinte por equipes da Divisão de Homicídios.

Rafael era o terceiro envolvido e estava foragido desde o crime. A captura ocorreu 17 anos depois, no mesmo dia em que a condenação foi definida pelo Tribunal do Júri.

A polícia não informou há quanto tempo ele estava em Mato Grosso do Sul. Também não há detalhes sobre eventual tentativa de ocultar a identidade durante o período em que permaneceu foragido.

O caso segue agora para a fase de execução penal, sob responsabilidade do Judiciário, que deve definir o local onde o condenado cumprirá a pena.



Source link