Dia 28 tem Sarau do OrgulhoLGBT

Tatanews
3 Min Read

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969.Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

O episódio, que ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall, tornou-se um marco na luta contra a imposição da vergonha e a marginalidade e pela afirmação do orgulho e da visibilidade da diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero.

Indignada com a truculência da polícia, uma multidão começou a se aglomerar ao redor do bar para impedir o deslocamento dos detidos. Os ânimos se acirraram até o embate corporal entre polícia e comunidade LGBT. O confronto foi dispersado no fim da madrugada com a chegada da política tática de Nova York e a prisão de mais de 10 pessoas, mas foi o estopim para outros protestos na cidade nas noites seguintes. No terceiro dia, mais de mil pessoas foram às ruas. Desde então, a cada ano, no dia 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional a todo segmento, é celebrado o dia do orgulho LGBT.

No ano seguinte, a comunidade LGBT local decidiu homenagear a coragem na luta por liberdade e realizou a primeira parada gay do mundo na data. A partir daí, outros eventos se inspiraram e surgiram em outras cidades. Hoje, 28 e junho são considerados dia e mês do Orgulho LGBT.

- Publi-
Ad image

Nestes 49 anos, muitos diretos foram conquistados ao redor do mundo pela população LGBT. Segundo relatório da Associação Internacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travesti e Transexuais, 72 países que já aprovaram leis para garantir a não discriminação em ambiente de trabalho; 43 contam com leis para combater os crimes de homofobia; casais homo afetivos podem se casar em 22 Estados e outros 28 admitem uniões civis com direitos similares; em 26 países existem leis de adoção conjunta e outros 27 permitem adoção quando o filho é um dos membros do casal.

SARAU DO ORGULHO- ‘’TEMOS FAMÍLIA E ORGULHO’’

DATA: 29 DE JUNHO

HORÁRIO: 16:00 ÁS 23HS

LOCAL: PRAÇA CUIABÁ- CABEÇA DE BOI

MAIORES INFORMAÇÕES : MICAELA 99133-4321

SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE

Compartilhe
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *