É difícil competir com o raciocínio de um economista importante. Isso aconteceu com Bettina Rudolph, que teve a simplicidade de acumular mais de 1 milhão de reais questionada por Samy Dana.
“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”, diz o anúncio polêmico estrelado por Bettina.
Bettina é a protagonista da ação publicitária que aparece antes de vídeo no YouTube. Ela representa a Empiricus Research – empresa especializada em “conteúdo financeiro e ideias de investimentos”. A peça garante que Bettina teve a capacidade de transformar R$ 1,5 mil em 1 milhão e 42 mil reais.
Samy não acreditou muito. Certamente você já viu o rosto desse rapaz sorridente em algum programa do Grupo Globo. Dana, que é jornalista e professor da FGV, usou o Twitter para rebater a membra da equipe publicitária da Empiricus Research.
Munido de uma calculadora, ironia e agilidade de um homem dos números, Samy colocou em xeque a versão defendida por Bettina e a Empiricus. Afinal, é possível ganhar tanto dinheiro com tamanha facilidade?
“Reflitam, se for verdade que: a) A menina de 22 anos transformou R$ 1.520 em R$ 1.042.000 (ou seja multiplicou seu patrimônio em 685,53 vezes) b). Que seja possível replicar a estratégia dela.
Daqui a 15 anos, nossa heroína terá 37 anos de idade e um patrimônio de 157 quintilhões de reais: 2 milhões de vezes o PIB americano de 2018 e 316 milhões de vezes a fortuna Jeff Bezzos – homem mais rico do mundo segundo a Forbes.”
Dana encerra com uma frase intrigante. O economista questiona os reais objetivos do conteúdo veiculado no YouTube. “Será que se trata de uma tática maquiavélica para vender o Youtube Premium (versão paga que é sem anúncios)?”.
Reflitam, se for verdade que: a) A menina de 22 anos transformou R$ 1.520 em R$ 1.042.000 (ou sejam multiplicou seu patrimônio em 685,53 vezes) b). Que seja possível replicar a estratégia dela.— Samy Dana (@samydana) March 17, 2019
A história desperta dúvidas, ainda mais pelo histórico da Empirics. Em 2017, a Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), suspendeu por 30 dias o registro de três analistas, incluindo Felipe Miranda, um dos principais sócios.
A entidade que autorregula a atividade de analistas e profissionais de investimento no Brasil acusa Felipe, Gabriel Casonato e Bruce Barbosa de propaganda enganosa nos materiais enviados pela Empiricus Research, que de acordo com a Apimec, induzem o investidor a crer no retorno garantido dos investimentos.
A Empiricus anunciou em 2018 a desistência dos Certificados Nacionais de Profissional de Investimento (CNPI), concedidos pela Apimec. Segundo o próprio Felipe Miranda, a companhia é apenas uma “publicadora de conteúdo”.
por: Redação Hypeness